Hipismo paralímpico: Rodolpho Riskalla fatura 2º bronze em Mundial

Na Dinamarca, brasileiro vai ao pódio na prova freestyle

Publicado em 14/08/2022 - 17:33 Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional - São Paulo

O brasileiro Rodolpho Riskalla conquistou, neste domingo (14), a segunda medalha de bronze do Mundial de hipismo paralímpico, que é disputado na cidade de Herning (Dinamarca). Para alcançar a conquista na prova freestyle (estilo livre), o atleta paulista registrou a nota 78,385% na prova com coreografia livre e música. O ouro ficou com a holandesa Sanne Voets, com o índice de 82,485%, e a prata com a norte-americana Kate Shoemaker, com 80,275%.

Na quarta (10), o brasileiro já tinha levado o bronze na prova técnica individual Grau IV no Mundial. Com essas duas conquistas, o cavaleiro chega a quatro medalhas nesses eventos. Ele já havia conquistado duas pratas em 2018 nos Estados Unidos. Todas vieram com o cavalo Don Henrico, que se despediu das competições na Dinamarca. “Estávamos felizes com Don Henrico, foi uma super última prova. Foi emocionante”, declarou o maior vencedor na história do adestramento paraequestre brasileiro à assessoria do Comitê Paralímpico (CPB).

Rodolpho era cavaleiro do hipismo convencional até 2015, e migrou para o desporto paralímpico após contrair uma meningite bacteriana. O cavaleiro disputa competições no Grau IV (para atletas com comprometimentos leves em um ou dois membros, ou com deficiência visual moderada).

Edição: Fábio Lisboa

Últimas notícias