Hoje é Dia destaca os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil

Publicado em 20/02/2022 - 09:45 Por Thiago Guimarães* - Estagiário da Agência Brasil - Brasília

O Hoje é Dia da semana entre os dias 20 e 26 de fevereiro destaca a conquista do direito ao voto feminino no Brasil, que ocorreu há 90 anos, no dia 24 de fevereiro de 1932. Nos próximos dias, também serão lembrados artistas como Bezerra da Silva (nascido em 23 de fevereiro), Andy Warhol (falecido em 22 de fevereiro) e Johnny Cash (nascido em 26 de fevereiro). A semana também traz o Dia Internacional da Língua Materna, comemorado em 21 de fevereiro.

Mulheres às urnas

No dia 24 de fevereiro, é comemorada a conquista do direito ao voto por parte das mulheres no Brasil. A demanda de mulheres pelo direito de votar e de serem eleitas ganhou corpo no início do século XX, a partir do movimento sufragista brasileiro. Mas o exercício de direitos políticos só seria estendido às mulheres em 1932, quando o novo código eleitoral do país entrou em vigor, em pleno governo provisório do ex-presidente Getúlio Vargas. Dois anos depois, em 1934, o voto feminino passa a ser previsto pela Constituição.

A conquista desse direito também foi impulsionada por várias pioneiras, como a professora Celina Guimarães Viana, que pôde, por meio de um requerimento, votar em 1927 e se tornou a primeira eleitora do país. Outro nome é o de Leolinda de Figueiredo Daltro, uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino, criado em 1910. A zoóloga paulista Bertha Lutz, uma das criadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, é apontada como uma das maiores líderes na luta pelos direitos políticos das mulheres.

Integrantes do movimento sufragista do Rio Grande do Norte

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Integrantes do movimento sufragista do Rio Grande do Norte. Fonte: Agência Câmara de Notícias - Foto: Arquivo Nacional

O programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional, contou a história de estas e outras mulheres que abriram caminho para o sufrágio feminino, em conversa com a historiadora Teresa Cristina Marques, professora do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), e autora do livro O voto feminino no Brasil. Ouça:

Atualmente, mesmo com a maioria do eleitorado, as mulheres ocupam pouco espaço na legislatura. No Senado, por exemplo, doze vagas foram ocupadas por senadoras, o que representa 14,8% das 81 cadeiras. Já na Câmara dos Deputados, 77 dos 513 parlamentares eleitos são mulheres.

Luta contra o vício

O dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Em 2017, o programa Alcoolismo: do caos à recuperação, do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, explicou os efeitos do álcool no corpo humano, como a substância pode levar à dependência e trouxe a história de homens e mulheres que lutam contra o vício. Assista:

 

Malandro é malandro, mané é mané

José Bezerra da Silva, mais conhecido como Bezerra da Silva, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1927, em Recife - e completaria 95 anos em 2022. Com apenas 15 anos de idade e sem nenhum dinheiro, mudou-se para o Rio de Janeiro e investiu na carreira musical. Bezerra se destacou no samba e no coco e ganhou o título de embaixador dos morros e das favelas, além do apelido de Voz do Morro, denunciando os problemas do povo das comunidades.

Ícone da malandragem e da boemia, Bezerra chegou a ser detido pela polícia diversas vezes. Mas encontrou o seu sustento na música, tornando-se um dos grandes nomes do samba da época. Bezerra da Silva faleceu em 2005, aos 77 anos, em decorrência de problemas pulmonares. O Roda de Samba, da Rádio Nacionaldedicou, em 2015, um programa inteiro a Bezerra da Silva, com várias de suas canções. Ouça:

Confira também o especial do programa Acervo Musical, da TV Brasil, com Bezerra da Silva e outros grandes nomes da malandragem:

 

Dia Internacional da Língua Materna

Já no dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional da Língua Materna, data instituída com o intuito de preservar as línguas locais como patrimônios imateriais das nações. Com a língua, é carregada uma herança cultural de um povo. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 43% dos cerca de seis mil idiomas falados no mundo atualmente poderão ser esquecidos. Junto com esses idiomas toda uma diversidade de culturas também corre o risco de desaparecer. Diante disso, a Unesco, em 1999, criou essa data para chamar a atenção para a diversidade linguística e cultural.

Nesta data, mas no ano passado, a Rádio Animada, da Rádio MEC, falou sobre a multiplicidade de línguas no mundo, em especial as que são faladas aqui no Brasil – como as dos povos originários. Acompanhe:

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

20 a 26 de fevereiro de 2022
20

Nascimento do cantor, compositor e músico estadunidense Kurt Cobain (55 anos)

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo e início da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo

Dia Mundial da Justiça Social - comemoração internacional, que foi instituída pela 62ª Sessão da Assembleia Geral da ONU

21

Nascimento da dançarina, naturista, atriz, escritora e feminista capixaba Dora Vivacqua, a Luz del Fuego (105 anos) - pioneira na implementação do naturismo no Brasil entre os anos 1940 e 1950, tendo sido a fundadora do primeiro reduto naturista da América Latina e a primeira nudista brasileira

Dia Internacional da Língua Materna - data da Unesco que visa a preservação das línguas locais como patrimônio imaterial das nações

Dia Nacional do Imigrante Italiano - a escolha da data é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil

Alteração do nome de Avenida Central para Avenida Rio Branco (90 anos) - homenagem ao Barão do Rio Branco, diplomata brasileiro responsável por tratados que garantiram as fronteiras brasileiras e que tinha morrido em 11 de fevereiro. É considerada uma das principais artérias viárias da cidade do Rio de Janeiro

22

Nascimento do político estadunidense George Washington (290 anos) - o primeiro presidente dos Estados Unidos

Morte do pintor e cineasta estadunidense Andrew Warhola, o Andy Warhol (35 anos)

Cientistas divulgam clonagem da ovelha Dolly (25 anos)

23

Nascimento do cantor, compositor, violonista, percussionista e sambista pernambucano Bezerra da Silva (95 anos)

25

Incêndio na base da Estação Antártica Comandante Ferraz (10 anos)

24

Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Palácio do Catete, antigo Palácio Nova Friburgo, foi oficialmente inaugurado como sede da Presidência da República, no sexto aniversário da primeira Constituição republicana (125 anos)

Incêndio no Edifício Andraus deixa mortos e feridos (50 anos)

26

Nascimento do cantor, compositor, guitarrista e ator estadunidense Johnny Cash (90 anos)

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias