Imprensa dos Estados Unidos repercute ação da PF que tem Lula como alvo
A imprensa norte-americana repercute hoje (4) a nova fase da Operação Lava Jato, realizada hoje (4) no Brasil, e que resultou na condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As páginas dos jornais na internet destacaram que operação se deve a investigação de corrupção na Petrobras.
O New York Times publica que ex-presidente está sendo interrogado pela polícia, que investiga “um esquema de corrupção colossal envolvendo a Petrobras, a empresa nacional de petróleo”.
The Washington Post informa que as autoridades brasileiras estão interrogando o ex-presidente e fazendo buscas “em sua casa como parte do caso de corrupção que atinge a gigante do petróleo Petrobras”.
O Los Angeles Times diz que a operação constitui “um dos desenvolvimentos mais dramáticos do caso de corrupção que atinge a gigante do petróleo Petrobras”.
Já Miami Herald publica uma foto de Lula e destaca que a polícia fez buscas em endereços relacionados com o ex-presidente, incluindo o Instituto Lula, sua organização sem fins lucrativos.
O Wall Street Journal informou, em sua edição online, que a condução coercitiva do ex-presidente Lula, para depoimento, "aprofunda uma crise política que ameaça engolir partidários e adversários do governo". O jornal acrescenta que a investigação apura a suspeita de que o ex-presidente obteve benefícios relacionados com a reforma de apartamento tríplex e um sítio, no interior de São Paulo. Os benefícios teriam sido concedidos por construtoras investigadas pela Operação Lava Jato.