Caravana de migrantes segue para Guadalajara em viagem rumo aos EUA

Publicado em 12/11/2018 - 19:40 Por Agência EFE - Cidade do México

O principal contingente da caravana de migrantes centro-americanos que pretende chegar aos Estados Unidos se dirige nesta segunda-feira (12) a Guadalajara, capital do estado de Jalisco, no México, onde são esperados por alguns companheiros que estão adiantados no percurso.

Cerca de 4 mil participantes deste êxodo em massa partiram nesta madrugada de Irapuato, no estado de Guan Ajuato, e se dirigem a Guadalajara, a 252 quilômetros.

Outras mil pessoas já estão muito perto da cidade, uma das maiores do México, e devem chegar nas próximas horas.

Parte do contingente da caravana de migrantes centro-americanos que se dirige aos Estados Unidos segue hoje para Guadalajara, no México
Parte do contingente da caravana de migrantes centro-americanos que se dirige aos Estados Unidos segue hoje para Guadalajara, no México - Jacqueline López/EFE/direitos reservados

"Estivemos no auditório Benito Juárez, acompanhando e apoiando nossos irmãos e irmãs que chegam ao nosso estado na caravana", disse no domingo (11) via Twitter o governador de Jalisco, Aristóteles Sandoval, ao visitar um dos albergues no qual já está um grupo de cem migrantes.

Por outro lado, desde domingo um grupo de integrantes da caravana pertencente ao coletivo LGBT chegou a Tijuana, fronteiriça com os EUA e destino da maioria dos migrantes da mobilização.

No fim de semana a maior parte dos viajantes deixou totalmente a Cidade do México, onde descansaram durante quase uma semana.

De acordo com um censo elaborado pelas autoridades quando a caravana passou pela capital mexicana, no grande grupo que avança rumo ao norte há 1.726 menores de idade (310 deles entre zero e cinco anos) e 24 mulheres grávidas.

A primeira caravana partiu de San Pedro Sula (Honduras) no dia 13 de outubro e posteriormente pelo menos outros três grupos se juntaram aos viajantes, somando até 11,5 mil migrantes cruzando o México.

No entanto, alguns deles desistiram do sonho americano ou atualmente estão no México solicitando a condição de refugiado.

Últimas notícias