Manifestação pipoca apoia Lava jato em ato em frente à Polícia Federal

Movimento passa a fazer pequenas manifestações para manter articulação

Publicado em 17/10/2015 - 12:42 Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Brasília - O movimento Vem Pra Rua faz ações de apoio à Operação Lava Jato e ao trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, Justiça Federal e pelo Ministério Público Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)

O movimento Vem Pra Rua faz manifestação de apoio à Operação Lava Jato em frente à Polícia Federal em Brasília Valter Campanato/Agência Brasil

Entre 15 e 20 pessoas participaram de ato em apoio à Polícia Federal, ao juiz Sérgio Moro e à Operação Lava Jato, hoje (17), em Brasília, em frente a sede da Polícia Federal. O grupo, formado por diversos movimentos que compõem o Vem Pra Rua, enfeitou a entrada do prédio com balões e faixas, além de usar um megafone para falar palavras de ordem aos motoristas que passavam por perto.

A pequena concentração de manifestantes, segundo o coordenador do Movimento Brasil, que compunha o grupo, Ricardo Honorato, faz parte de uma estratégia diferente de atuação. De acordo com ele, as grandes manifestações levam cerca de 3 meses para serem organizadas e os movimentos de rua tem optado por fazer pequenos atos pontuais para que não haja desmobilização entre elas.

“O que nós temos planejado são muitas ações desse mesmo porte acontecendo em todo o Brasil. A partir de domingo agora acontecerão em várias cidades, a depender da estratégia de cada cidade”, explicou. Segundo ele, as manifestações menores não atrapalham a organização dos grandes eventos, que reúnem milhares de pessoas por todo o país, e atendem aos que não podem comparecer nessas grandes manifestações que acontecem mais espaçadamente. “Pode até chamar de manifestação pipoca, porque a gente vai dando umas estouradinhas por aí”, completou com bom humor.

Além de apoiar o trabalho da Polícia Federal, de Moro e dos procuradores do Ministério Público que atuam na Operação Lava Jato, o ato serviu para cobrar das autoridades que tomem providências com relação a todos os envolvidos nos casos de corrupção. Segundo José Augusto Cordeiro, a manifestação foi usada também para criticar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Brasília - O movimento Vem Pra Rua faz ações de apoio à Operação Lava Jato e ao trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, Justiça Federal e pelo Ministério Público Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)

A sede da Polícia Federal foi enfeitada pelos manifestanatesValter Campanato/Agência Brasil

“Na minha opinião, Rodrigo Janot está prevaricando porque deixa de cumprir algumas obrigações que o cargo dele exige”, explicou. Para Cordeiro, o procurador-geral tem optado por investigar mais algumas pessoas, como presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em detrimento de outras, como políticos do PT.

“Ele está agindo com o Cunha claramente porque o PT mandou”, afirma. “Não acho que ele [Cunha] seja inocente, mas por que não investigar, por exemplo, a [senadora] Gleisi [Hoffmann? O Lula não tem foro privilegiado. Por que não investiga o Lula?”, questionou.

Por fim, Cordeiro diz que votou no PT por 25 anos, mas está decepcionado com a esquerda. “Estou desencantado com a propaganda de esquerda, porque ninguém é de esquerda coisa nenhuma. Todo mundo só quer saber de encher o bolso de dinheiro”, afirmou.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias