Santuário da Lembrança foi inaugurado na Austrália em 1934

Publicado em 11/11/2021 - 12:00 Por Rádio Nacional - Brasília

Construído em homenagem aos combatentes de guerra, foi inaugurado em 11 de novembro de 1934 o Santuário da Lembrança, em Melbourne, na Austrália. O local foi aberto ao público no mesmo dia em que se comemorava 16 anos do fim da Primeira Guerra Mundial. 

De acordo com dados do Santuário, 114 mil pessoas se alistaram para lutar na Primeira Guerra. Dos 89 mil combatentes enviados para o exterior, 19 mil perderam a vida em combate. O Santuário da Lembrança virou um lugar onde as famílias e os amigos podiam se reunir e fazer um tributo aos seus mortos. 

Para a construção do Santuário foi realizado um concurso aberto a australianos, neozelandeses e britânicos. Entre as 83 propostas recebidas, o projeto vencedor foi dos arquitetos Philip Hudson e James Wardrop, ex-combatentes da guerra. A estrutura foi inspirada no Mausoléu de Halicarnasso, que ficava na Turquia. 

Mesmo com o impacto financeiro do pós-guerra, o país conseguiu, em seis meses, juntar dinheiro suficiente para erguer o monumento. O Santuário foi inaugurado pelo príncipe Henry, filho de George V, diante de uma multidão de cerca de 300 mil pessoas. 

O monumento foi construído em um terreno elevado, com áreas abertas, onde é possível ver um raio de luz alcançar a pedra comemorativa a cada meia hora, todo dia 11 de novembro. Da varanda é possível ter uma vista privilegiada da cidade de Melbourne. A vigilância do Santuário ficou sob a responsabilidade de um grupo cuidadosamente selecionado. Entre os 250 policiais que se inscreveram, foram escolhidos 12 veteranos de guerra altamente condecorados. 

O monumento passou por uma reforma para expansão em 2003 e 2014: quando foi construído, não havia rampas de acesso - o que impossibilitava a livre circulação de veteranos em cadeiras de rodas. Os visitantes podem apreciar mais de 800 obras de arte em exposição no Santuário da Lembrança. O acervo também conta com artefatos históricos e objetos pessoais de ex-combatentes. 

História Hoje 

Produção: Beatriz Evaristo 

Sonoplastia: Messias Melo 

Apresentação: Sayonara Moreno

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

UNE pede medidas emergenciais para universidades e estudantes do RS

Uma das solicitações é orçamento extra para garantir assistência aos universitários que moravam na Casa do Estudante. 

Baixar arquivo
Geral

Ciclone extratropical pode atingir Rio Grande do Sul

Defesa Civil orienta as pessoas buscarem abrigos longe de árvores, evitar estacionar veículos perto de torres de energia e, se possível, desligar o quadro geral de energia.

Baixar arquivo
Internacional

Manifestantes acampam na USP em solidariedade ao povo palestino

A ação se assemelha ao que ocorre em diversas universidades nos Estados Unidos, em que estudantes também protestam contra o genocídio em Gaza. 

Baixar arquivo
Economia

Inundações no RS afetam a agricultura e a pecuária do estado

Ainda não é possível precisar o tamanho do impacto sobre os sistemas de produção agrícola vegetal e animal, nem mensurar os efeitos desse desastre na comercialização dos produtos.

Baixar arquivo
Economia

Jovens negras tem taxa de desemprego 3 vezes maior que homens brancos

Já a diferença salarial ficou 2,7 vezes menor que o rendimento deles. Em valores, isso representa um abismo entre o salário médio mensal de 1.582 reais recebido por jovens negras e de 4.270 reais pago a eles.

Baixar arquivo
Geral

Chegada de Frente Fria no RS preocupa comunidades indígenas

Ao menos oitenta comunidades foram prejudicadas, algumas inclusive ficaram totalmente alagadas, segundo levantamento do Cimi, Conselho Indigenista Missionário. Os territórios mais críticos ficam em porto Alegre e na região metropolitana.

Baixar arquivo