Exposição no MAR discute relação de território e história

Mostra amplia visão sobre as raízes indígenas e africanas da cultura

Publicado em 10/12/2022 - 12:10 Por Carolina Pessôa, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Cerca de 60 obras, entre pinturas, desenhos, fotografias e grafites, fazem parte da exposição “Ter Histórias e Territórios”, inaugurada neste sábado no MAR, o Museu de Arte do Rio. A mostra convida o público a refletir sobre a relação entre o território e a história do povo que o ocupa e a ampliar a visão sobre as raízes indígenas e africanas da cultura brasileira.

A exposição reúne trabalhos do acervo do MAR e criações inéditas dos estudantes da Universidade das Quebradas, curso de extensão da Faculdade de Letras da UFRJ. O curso é destinado a artistas e agentes culturais de diferentes territórios do município do Rio de Janeiro, como explica Marcelo Campos, Curador-Chefe do MAR.

“Essa exposição é construída junto aos estudantes, alunas, alunos, alunes da Universidade das Quebradas, nós fizemos aulas e módulos onde nós escutamos curadoras e curadores, trouxemos pessoas em outros módulos da história, da filosofia, e ela agora vai resultar em uma exposição onde esses alunos, alunas e artistas selecionaram obras da coleção do MAR e por outro lado produziram a partir dos núcleos que nós desenhamos juntos, a turma, produziram obras para a exposição”.

Outra mostra inaugurada neste sábado no museu é de “Clara Nunes”, que narra a trajetória da cantora, considerada um dos maiores nomes do samba e da MPB, a partir de fotografias inéditas de Wilton Montenegro.

A mostra reúne cerca de 50 obras, entre fotografias e duas peças inéditas de artistas contemporâneos. Entre os momentos marcantes retratados na exposição estão a conexão de Clara Nunes com o Jongo da Serrinha e a escola de samba Portela, além a viagem da artista para a Angola.

As mostras “Clara Nunes” e “Ter Histórias e Territórios” tem entrada gratuita. O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, número 5, Centro do Rio de Janeiro.
 

Edição: Paula Ribeiro / web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo
Geral

Seguradoras do RS estimam o pagamento de R$ 1,7 bi em indenizações

Levantamento mostra que, entre 28 de abril e 22 de maio, foram registrados mais de 23 mil avisos de sinistro. No topo da lista das indenizações estão as residenciais e habitacionais, com quase 50% dos pedidos.

Baixar arquivo