Congresso deve atuar na demarcação de terras indígenas, diz Aldo

Publicado em 31/03/2016 - 10:25 Por Renata Martins - Brasília

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, afirmou que o Congresso Nacional tem legitimidade e pode atuar como mediador na questão da demarcação das terras indígenas. Aldo participou nessa quarta-feira  (30), da CPI da Funai e do Incra, na Câmara dos Deputados.


Para o ministro, o Congresso pode ter essa responsabilidade, pois foi a Casa Legislativa que concedeu às populações indígenas todos os direitos e todas as prerrogativas asseguradas na Constituição e em outras leis.


Quando deputado, Rebelo foi autor, com o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB), de um projeto que submetia as demarcações de terras indígenas a apreciação do Legislativo.


A proposta tem teor parecido com a Proposta de Emenda à Constituição 215 (PEC), que transfere para o Congresso a palavra final sobre o tema.


O ministro ressaltou que essa é uma opinião pessoal. O Governo Federal já se manifestou contrário a PEC 215.


Questionado pelo relator da CPI, deputado Nilson Leitão, do PSDB do Mato Grosso, sobre a proposta de ampliar as demarcações em áreas de fronteira, Rebelo afirmou que o Exército assegura a presença do Estado brasileiro.


Ele ressaltou, no entanto, que a defesa precisa da presença da população, caso contrário, pode representar um risco.


Durante a audiência, Aldo entregou à CPI um relatório produzido na época da elaboração do Código Florestal. O documento aponta irregularidades envolvendo a produção de laudos da Funai.


Segundo o ministro há registros de deslocamento de aldeias indígenas para ampliação da área demarcada. Aldo ressaltou que o relatório não pretende acabar com instituições que atuam na proteção das populações indígenas, mas pode servir para corrigir possíveis desvios de conduta da Funai.

Últimas notícias
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo
Geral

Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Ação da Cidadania orienta a doação de alimentos já preparados para o consumo, uma vez que as famílias não têm onde cozinhar neste momento. Doações em dinheiro possibilitam o atendimento das necessidades de cada caso.  

Baixar arquivo
Geral

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo