Professor usa canções para ensinar crianças sobre abuso e racismo

Publicado em 30/05/2024 - 08:48 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Eu não vou deixar ninguém me abusar. Ninguém me agredir ou na boca me beijar. Eu vou reclamar, vou espernear. Até aparecer alguém pra me ajudar. Um verdadeiro amigo não causa desconforto.  Não me pede segredo, nem faz nada escondido. Não toca em meu corpo intimidade. Eu não permito. Quem abusa de criança precisa ser punido.

Esses são versos de “Intimidade Eu Não Permito”, música assinada pelo professor Allan de Souza, que dá aula em um EDI - Espaço de Desenvolvimento Infantil, novo modelo público de atendimento à primeira infância, que integra a rede municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Com uma linguagem lúdica e educativa, os versos da canção buscam alertar e orientar as crianças a não aceitarem nenhum tipo de abuso, seja ele de quem for.

Apesar de o tema ser considerado delicado e um tabu para algumas pessoas, o professor, que ministra aulas no EDI do bairro Jardim América, na Zona Norte carioca, diz que a abordagem é bem recebida pelos pais.

Os vídeos de Allan nas redes sociais, que mostram suas músicas sendo cantadas em sala de aula, tornaram-se virais. Como aconteceu com a canção ““Meu cabelo é bem bonito”..

Nela, o professor aborda temas como autoestima, e também fala da construção de uma sociedade anti-racista. A experiência tem dado frutos positivos

O professor ressalta que é importante lutar contra a opressão sofrida por crianças vítimas de racismo e abuso.

O trabalho e as músicas do professor Allan de Souza  podem ser conferidos no perfil “ m.p.b.i.a “ - iniciais de Música Popular Brasileira Infantil Antirracista - nas redes sociais, no Youtube e nas principais plataformas de música.

Edição: Victória Elizabeth/ Patrícia Serrão

Últimas notícias
Política

Em entrevista, Lula afirma que maconha é questão de saúde pública

Presidente também comentou o projeto de lei que dificulta o acesso ao aborto legal e sobre as críticas à chamada renúncia fiscal. Lula ainda comentou o indiciamento do ministro das Comunicações, Juscelino Filho. 

Baixar arquivo
Geral

Oito mil pessoas ainda vivem em abrigos no Rio Grande do Sul

Atualmente, existem 178 abrigos ativos em 52 cidades gaúchas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, quem está nos abrigos são as pessoas que não têm para onde ir.

Baixar arquivo
Geral

Massa polar deve levar temperaturas negativas para o Sul do país

Chuvas vão dar trégua, mas o frio será mais intenso, além da possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Inmet.

Baixar arquivo
Internacional

Cannabis é a droga mais utilizada no mundo, aponta levantamento da ONU

Sessenta milhões de pessoas consomem remédios com potente ação analgésica e sedativa, como heroína, codeína e morfina;

Baixar arquivo
Justiça

Aborto legal: Moraes manda Cremesp suspender processos contra médicos

Profissionais processados realizaram assistolia fetal - procedimento usado em abortos após 22 semanas de gestação - para casos previstos em lei. O ministro do STF deu 48h para que conselho comprove a suspensão dos processos.

Baixar arquivo
Geral

Após críticas, governo do DF vai vetar pontos do plano urbanístico

As mudanças, que incluem a venda de lotes para moradia na orla do Lago Paranoá, podem, na avaliação de algumas organizações, “desfigurar” o projeto do urbanista Lúcio Costa e ameaçar o tombamento de Brasília. 

Baixar arquivo