Distrito Federal fechou 2016 com 302 mil desempregados

Economia

Publicado em 09/02/2017 - 11:17 Por Patrícia Leite - Distrito Federal

Delvanir Viturino de Abreu, está há três anos em busca de um trabalho com carteira assinada. Para sobreviver faz bicos de vigilante, motorista e vendedor. Delvanir é uma das 302 mil pessoas no Distrito Federal que terminaram 2016 desempregadas.


Por outro lado, uma pesquisa sobre emprego e desemprego, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) prevê que sejam abertas, neste mês, 16 mil vagas.
 

Mas para o secretário de Atendimento ao Trabalhador do Distrito Federal, Antônio Vieira Paiva, isso não representa uma melhora na oferta de empregos na cidade.
 

Antônio Vieira Paiva, secretário de Atendimento ao Trabalhador e Empregador do Distrito Federal, afirma, no entanto, que são vagas rotativas, de quem perde emprego e não novas vagas. Segundo ele, o desemprego no DF é reflexo da crise econômica.
 

Apesar do alto nível de desemprego, quem trabalha com serviços, como cabeleireiro e garçom têm mais chances de conseguir uma ocupação, porque esses profissionais são mais requisitados.


Algumas áreas até sobram vagas, como por exemplo a tecnologia da informação ou gestão empresarial. 


Mas, independentemente da área, Solange de Castro, professora de Gestão de Pessoas do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) lembra que é peciso empenho na hora de procurar uma vaga. 


Solange de Castro explica que quem quer um emprego deve arregaçar as mangas. Acrescenta que na hora de se recolocar no mercado é preciso disposição e persistência. Daí a necessidade de aproveitar para melhorar a sua capacitação e ir à luta.

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo