Artesãos do RJ usam criatividade e redes sociais para vender durante a pandemia

Comércio eletrônico

Publicado em 20/05/2020 - 20:52 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Conhecido pela criatividade em todo o mundo, o brasileiro tem se superado na hora de garantir o sustento durante a pandemia. No Rio de Janeiro, com a prorrogação do isolamento pela prefeitura da capital, para até o fim do mês, por medida preventiva ao contágio do novo coronavírus, artesãos se reinventaram e criaram saídas para continuar vendendo as peças que produzem: usando as redes sociais e entregando em domicílio.

 

Um exemplo é o Circuito Rio Ecosol. Criado em 2014 para comercializar a produção da economia solidária nas praças da cidade,  o Circuito Rio Ecosol, é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro que está presente em 10 bairros e tem cerca de 200 artesãos e microempreendedores, a maioria mulheres. Uma delas é Diana Soares, que além de costureira, faz trabalhos de pintura em tecido. Ela conta como tem lidado com a queda de demanda durante a pandemia.

 

Moda, decoração e artesanato, arte popular e trabalhos manuais exclusivos são criados pelos artesãos e empreendedoras da economia solidária do Rio. São micro e pequenos empreendedores locais que, através da cooperação e da solidariedade, se organizam para levar seus produtos para o mercado. Para a artesã Leninha Ferreira, a união é a palavra de ordem  para driblar a crise.

 

As feiras de artesanato e de produtores orgânicos acontecem mensalmente, com o apoio da Prefeitura, nos bairros das zonas sul, oeste e norte da cidade. Além de conceder o espaço público para realização de feiras e divulgação, a prefeitura faz um trabalho permanente para a troca de experiências e capacidades entre os membros associados.

 

Para encontrar as peças dos artesãos, basta entrar no Facebook, digitar Ecosol no mecanismo de busca da rede social e entrar em contato com os artesãos pelos perfis, ou através dos contatos divulgados pelos mesmos.

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo