Pandemia faz produção de petróleo no Brasil cair 6,5% em maio

ANP

Publicado em 02/07/2020 - 15:10 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A produção de petróleo no Brasil diminuiu 6,5% em maio deste ano, na comparação com abril, e aumentou 1,3% na comparação com o mesmo período de 2019. A produção de gás natural caiu 7,8% na comparação mensal e diminuiu 3% na comparação anual.

 

Os dados estão no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

A produção nacional no mês de maio foi de 3,485 milhões de barris de óleo equivalente por dia, com um total de 2,765 milhões de barris por dia de petróleo e 114 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

 

Segundo a agência, os principais motivos da queda na produção foram a parada de três navios-plataforma e a restrição na produção de três plataformas de petróleo.

 

A Agência Nacional de Petróleo informou que, durante o mês de maio, 34 campos tiveram as suas respectivas produções interrompidas temporariamente devido aos efeitos da pandemia de Covid-19. Em abril, foram 38 campos e 66 instalações com produção interrompida pelo mesmo motivo.

 

Os campos do pré-sal foram responsáveis por 67,8% da produção nacional em maio. A redução na produção do pré-sal foi de 9% em relação ao mês anterior. O aproveitamento de gás natural em maio foi de 97,6%. O aumento da queima foi de 2,1% na comparação com abril e houve redução de 43,3% em relação a maio de 2019.

 

Os campos marítimos foram responsáveis por 96,5% do petróleo produzido no mês e por 86% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras foram responsáveis por 94,9% do petróleo e do gás natural produzidos no Brasil. O boletim completo está disponível na página da ANP na internet, no site www.anp.gov.br.

 

 

* Com informações da Agência Brasil 

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo