IBGE: Produção industrial cresce 0,3% em maio

Resultado ainda não anula queda de 1,9% no setor ocorrida em janeiro

Publicado em 05/07/2022 - 11:31 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A produção industrial brasileira registrou em maio o quarto crescimento mensal seguido. A taxa foi de 0,3%, acumulando nesse período, alta de 1,8%. Mas, o resultado ainda não é suficiente para eliminar a queda de 1,9% registrada em janeiro deste ano.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (5) pelo IBGE. Mostram, também, que 19 das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram avanço na produção.

As que mais avançaram foram máquinas e equipamentos e veículos automotores, reboques e carrocerias. Entre as que tiveram pior desempenho, estão: indústrias extrativas e outros produtos químicos.

O gerente da pesquisa, André Macedo, lembra que o setor industrial ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Segundo ele, a melhora no desempenho da indústria nos últimos quatro meses, pode estar relacionada à liberação de recursos do FGTS, a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas e também à evolução no mercado de trabalho, com a redução da taxa de desocupação.

Macedo, destaca que o setor poderia avançar com mais força, não fossem as restrições de acesso das empresas a insumos e componentes e o encarecimento dos custos de produção. E, lembra que várias indústrias continuam fazendo paralisações, reduções de jornadas de trabalho e concedendo férias coletivas aos empregados.

No ano, a indústria acumula alta de 2,6% e, em 12 meses, de 1,9%.

 

Últimas notícias
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo