IPTU 2024: contribuintes podem optar por cota única ou parcelamento

Publicado em 14/01/2024 - 09:35 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Começo de ano é sempre assim: muitas contas para pagar. E uma delas é o IPTU - Imposto Predial Territorial Urbano. Mas você sabe para onde vai esse dinheiro?

O IPTU é uma obrigação fiscal que arrecada recursos para a gestão das cidades e a entrega de serviços públicos. Caso o IPTU não seja pago, o proprietário pode perder o imóvel.

Na capital fluminense, as guias de pagamento começam a ser enviadas para os contribuintes a partir de segunda-feira (15). As guias também poderão ser emitidas a partir do dia 29 pela internet, no site home.carioca.rio.

Outra opção é solicitar a guia nos postos de atendimento do IPTU. Em ambos os casos, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no carnê do IPTU de anos anteriores.

Já em Niterói, quem for pagar em cota única, até a data do vencimento, terá desconto de 10%, no valor do exercício de 2024.

Caso o de anos anteriores esteja em dia, poderá acumular o desconto de 3% e chegar a 13% no pagamento em cota única.

Para mais informações, consulte o site: niteroi.rj.gov.br.

Em Maricá, o tributo passará a ser 100% digital. Para obter os boletos, o contribuinte deverá digitar a matrícula do imóvel no portal da prefeitura de Maricá. A cota única terá desconto de 15%. Após a geração ou impressão, o contribuinte deverá aguardar por meia hora para pagar.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga farmacêutica que vendeu curso de peeling de fenol

A Polícia Civil do Paraná investiga a farmacêutica bioquímica Daniele Stuart pela oferta de curso online sobre o procedimento estético.

Baixar arquivo
Educação

Servidores da educação definem na semana que vem se continuam em greve

O movimento já dura mais de dois meses. A decisão deve sair a partir da quinta-feira, 20 de junho.

Baixar arquivo
Economia

Haddad diz que governo não tem plano B para MP do Pis/Cofins

Depois da devolução de trechos da medida provisória do Pis/Cofins, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi claro: o governo não tem plano B para a proposta e vai conversar com líderes e colocar técnicos da Receita Federal à disposição para buscar um caminho alternativo.

Baixar arquivo
Geral

Viva Maria reflete sobre Dia dos Namorados, internet e amor de aluguel

A psicóloga e vice-reitora da Unipaz, Lydia Rebouças, discutiu a superficialidade das relações nas redes sociais e a necessidade de muitas pessoas de mostrarem que estão bem, que estão namorando, que estão felizes.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: primeiro gol contra do Brasil na Copa do Mundo

Em 12 de julho de 2014, Marcelo fez o primeiro gol contra da seleção brasileira na história das Copas

Baixar arquivo