Mensalidades de escolas e faculdades do Maranhão serão reduzidas em até 30% durante pandemia

Maranhão

Publicado em 29/04/2020 - 20:56 Por Ariane Póvoa - Brasília

Durante o período de suspensão das aulas presenciais no Maranhão, por causa da pandemia do coronavírus, as instituições privadas de ensino vão ter redução proporcional de até 30% no valor das mensalidades.

 

O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa do estado esta semana, em uma votação remota por videoconferência, e agora aguarda sanção governamental.

 

A matéria abrangia inicialmente as instituições de ensino fundamental e médio da rede privada, mas uma emenda incluiu também as de nível técnico e superior, cursinhos preparatórios e instituições de pós-graduação.

 

Para as unidades com até 200 alunos matriculados, o desconto será de, no mínimo, 10%; entre 200 e 400 estudantes, 20%; e acima de 400 alunos, 30%. Os cursos de pós-graduação devem conceder desconto de 30%, independentemente da quantidade de matriculados.

 

De acordo com o texto, o desconto vai ser cancelado automaticamente com o fim do Plano de Contingência do novo coronavírus e a liberação para o retorno das aulas presenciais.

 

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), a aprovação do projeto atende a uma demanda da sociedade.

 

O Procon maranhense vai ser o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das regras.

 

A lei também garante que caso o consumidor tenha adquirido um pacote anual, o prestador de serviço poderá restituir o valor proporcional ao desconto estabelecido ou disponibilizar crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços.

 

Para a restituição, o prestador terá até 12 meses, contados da data de encerramento do estado de calamidade pública no Maranhão.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acordo finaliza atividades de mineradora na Serra do Curral em BH

Um acordo firmado na Justiça Federal pôs fim às atividades da Mina Granja Corumi, localizada na Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Serra dos Órgãos, no Rio, enfrenta incêndios há uma semana

Maior rede de trilhas do Brasil e um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional também está sendo atingido por fortes incêndios. Ao todo, 36 brigadistas, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuam no local desde a noite da última terça-feira (10).

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende militar suspeito de operar drones lançadores de granadas

Operação da Polícia Federal combate o uso de aeronaves remotamente pilotadas por criminosos contra forças de segurança, facções rivais e milicianos.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional de Brasilia

Polícia Federal investiga causas das queimadas. 700 hectares de mata já foram destruídos. O fogo ainda não foi controlado. 

Baixar arquivo