Cidade do Rio assume Hospital Albert Schweitzer sob críticas

Publicado em 07/01/2016 - 21:11 Por Carol Barreto - Brasília

A municipalização dos hospitais estaduais Albert Schweitzer e Rocha Faria mal aconteceu e já é objeto de críticas e controvérsia. Ministério Público e Defensoria Pública estaduais oficiaram o governo do estado e o município solicitando informações a respeito desse processo.

 

Promotores e defensores querem saber o que motivou a municipalização somente desses dois hospitais e o plano de transição que será adotado. As preocupações do judiciário são semelhantes, em algum grau, às levantadas pelo vereador Paulo Pinheiro, do PSol.

 

O secretário estadual de saúde, Luiz Alberto Teixeira Júnior, rebateu as críticas ao processo de municipalização dos dois hospitais estaduais. O vereador Paulo Pinheiro destacou ainda um problema adicional no processo de municipalização em curso.

 

Apesar das críticas e solicitações de esclarecimentos por parte da Justiça, a prefeitura assumiu a administração do Hospital Albert Schweitzer nesta quinta-feira (7) e assumirá a do Hospital Rocha Faria na próxima segunda-feira. As duas unidades custavam ao governo estadual, somadas, R$ 500 milhões ao ano.

Últimas notícias
Geral

Prazo para emitir e regularizar o título termina nesta quarta

No Rio Grande do Sul, o prazo foi prorrogado por 15 dias em virtude das fortes chuvas que atingem o estado.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: 10 anos da morte de Jair Rodrigues

Em 8 de maio de 2014, esse grande nome da música popular brasileira foi encontrado sem vida na sauna de casa.

Baixar arquivo
Geral

Estado de calamidade no RS é publicado em Diário Oficial

Na prática, ele permite que as ações de apoio aconteçam de forma mais rápida e que a ajuda para socorrer o estado chegue também mais rapidamente. Ele flexibiliza as regras fiscais e orçamentárias na liberação de recursos. O decreto retira da meta fiscal os recursos usados nessa ajuda ao Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Geral

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE

Cármen Lúcia substitui o ministro Alexandre de Moraes, a partir de junho, quando ele completa dois anos no cargo.

Baixar arquivo
Justiça

TSE determina que Justiça Eleitoral implemente o Juiz das Garantias

O Juiz das Garantias está previsto no Pacote Anticrime aprovado pelo Congresso Nacional, em 2019. Estabelece que o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que participa da fase de inquérito

Baixar arquivo
Educação

Número de matrículas no ensino superior cresce 5,1% em 2022

A 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil aponta que a rede privada segue liderando, e representa 88% das instituições de ensino superior do país, com um total de 78% das matrículas. 

Baixar arquivo