Três agentes do Corpo de Bombeiros foram presos no Rio por suspeita de fraudes em licenças

Fraudes

Publicado em 31/07/2019 - 09:28 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Três agentes do Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro foram presos nessa terça-feira (30), acusados de operar um esquema de fraudes em concessão de licenças para empreendimentos em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. As prisões de dois coronéis e um subtenente reformado foram decretadas pelo juízo da Auditoria Militar.

 

De acordo com a denúncia do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público estadual, entre abril de 2015 e setembro de 2017, os três operavam esquema em que cobravam altos valores de empresários locais para legalizar negócios  junto ao Corpo de Bombeiros Militar.

 

Segundo as investigações, empresários do ramo de cerâmica eram cooptados por um dos presos, um subtenente reformado, proprietário de um escritório de legalização de empreendimentos junto à Corporação.

 

Ele cobrava valores em torno de R$ 30 mil de empresários para providenciar a regularização. O custo real ficava em R$ 2 mil, o subtenente ficava com o restante do dinheiro, que era repassado aos demais integrantes do grupo.

 

O certificado de aprovação era obtido sem que fossem cumpridas as várias etapas obrigatórias. Os militares foram denunciados por corrupção ativa e passiva, falsificação de documento e falsidade ideológica.

 

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro diz que não compactua com atos ilícitos ou atos contrários à ética, à moral e aos bons costumes.

 

De acordo com o texto, a instituição está à disposição para colaborar com as investigações e, tão logo seja comunicada oficialmente pelas autoridades, abrirá procedimento interno para apurar responsabilidades.

 

* Com informações da Agência Brasil. 

Últimas notícias
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo