Ocupantes de área da Codevasf, em Pernambuco, têm 10 dias para deixar o local

Reintegração de Posse

Publicado em 20/09/2019 - 17:37 Por Michelle Moreira - Brasília

As famílias que ocupam área do projeto de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina, Pernambuco, têm pouco mais de 10 dias para deixarem o local.

 

Uma liminar judicial determina que as cerca de 300 famílias que residem na área há aproximadamente oito anos saiam do terreno que pertence a Codevasf - Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba.

 

O produtor Antônio Batista afirma que os ocupantes tentaram uma negociação, mas sem sucesso.

 

Por nota, a Codevasf informou que não existe possibilidade de negociação por meio de permuta, uma vez que se trata de uma área de reserva legal, registrada na escritura do projeto.

 

A companhia afirma ainda que já são mais de mil hectares de vegetação nativa devastada e que o processo judicial respeitou todos os procedimentos legais.

 

Em sua página na internet, o MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra,  afirma que a produção do acampamento garante melhor qualidade de vida às famílias, gerando emprego e renda; produzindo alimentos saudáveis por meio da agricultura familiar.

 

O movimento considerou a medida uma perseguição aos produtores, que tem uma luta legítima pela Reforma Agrária no país.

Últimas notícias
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo