Ocupantes de área da Codevasf, em Pernambuco, têm 10 dias para deixar o local

Reintegração de Posse

Publicado em 20/09/2019 - 17:37 Por Michelle Moreira - Brasília

As famílias que ocupam área do projeto de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina, Pernambuco, têm pouco mais de 10 dias para deixarem o local.

 

Uma liminar judicial determina que as cerca de 300 famílias que residem na área há aproximadamente oito anos saiam do terreno que pertence a Codevasf - Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba.

 

O produtor Antônio Batista afirma que os ocupantes tentaram uma negociação, mas sem sucesso.

 

Por nota, a Codevasf informou que não existe possibilidade de negociação por meio de permuta, uma vez que se trata de uma área de reserva legal, registrada na escritura do projeto.

 

A companhia afirma ainda que já são mais de mil hectares de vegetação nativa devastada e que o processo judicial respeitou todos os procedimentos legais.

 

Em sua página na internet, o MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra,  afirma que a produção do acampamento garante melhor qualidade de vida às famílias, gerando emprego e renda; produzindo alimentos saudáveis por meio da agricultura familiar.

 

O movimento considerou a medida uma perseguição aos produtores, que tem uma luta legítima pela Reforma Agrária no país.

Últimas notícias
Geral

Senado aprova retorno do SPVAT com cobertura ampliada

O Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito - vai indenizar em caso de morte, invalidez permanente, total ou parcial e reembolso de despesas com assistência médica, entre outros casos.

Baixar arquivo
Geral

Ibama e FA vão destruir 10 pistas clandestinas na Terra Yanomami

Nos próximos dias, militares e agentes ambientais vão destruir  as pistas clandestinas ao redor da terra indígena, em Roraima.

Baixar arquivo
Esportes

Remadores abrem mão do Pré-Olímpico para ajudar nos resgates no Sul

Evaldo Becker , do Flamengo, e Piedro Tuchtenhagen, do Grêmio Náutico União, estão abrindo mão do Pré-Olímpico mundial de remo, que será na Suíça de 19 a 21 de maio, para ajudar nos resgates e trabalhar na sede do clube Grêmio.

Baixar arquivo
Geral

RS: Estados e DF concordam em dispensar documentos fiscais de doações

As empresas que quiserem entregar donativos ao Estado gaúcho não precisam emitir documentos fiscais na operação de circulação de mercadorias, nem na prestação de serviços de transporte. Os produtos deverão apenas estar acompanhados da declaração de conteúdo.

Baixar arquivo
Geral

ANTT e Anac flexibilizam medidas para facilitar doações ao RS

As determinações da ANTT incluem a isenção de tarifa de pedágio e a facilitação do tráfego de veículos. Já a Anac dispensou tarifas de aeronaves envolvidas em resgate.


 

 

Baixar arquivo
Economia

Copom reduz a taxa Selic para 10,50% ao ano

A redução de 0,25 ponto percentual aconteceu devido às incertezas no ambiente externo e interno, à alta do dólar e à queda da inflação em alguns países. 

Baixar arquivo