Exército vai incinerar em Rondônia bandeiras nacionais em más condições de uso

Rondônia

Publicado em 15/11/2019 - 18:03 Por Dayana Vitor - Brasília

As bandeiras nacionais que não podem mais ser utilizadas por estarem em más condições serão incineradas em Porto Velho, capital de Rondônia, na próxima terça-feira, dia 19 de novembro.

 

O Exército será o responsável pela destruição desses símbolos máximos da Pátria.

 

O subtenente Carlos Henrique Silva dos Santos, da 17ª Brigada de Infantaria e Selva, será o encarregado de acender o fogo nas bandeiras embebidas em álcool.

 

As cinzas serão depositadas em caixa e enterradas dentro de uma organização militar do estado. Além dessa opção, os restos das bandeiras podem ser lançadas ao mar, mas Rondônia não tem litoral.

 

Centenas de estudantes e autoridades vão assistir à incineração, ao lado da Torre Pacaás Novos, a principal do Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia.

 

Todas as bandeiras estragadas devem ser entregues a qualquer unidade militar para serem incineradas.

 

Apenas aquelas que participarem de um fato notável da história de uma organização militar não são queimadas.

 

A maior bandeira do Brasil está localizada na cidade litorânea de São Vicente, em São Paulo. Ela tem 630 metros quadrados e pesa 110 quilos.

 

A segunda maior é a bandeira da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal. Ela tem quase 300 metros e pesa 90 quilos. No primeiro domingo de todo o mês, existe a cerimônia de Troca da Bandeira.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo