Número de divórcios em cartórios bate recorde em São Paulo

Publicado em 05/05/2022 - 15:30 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O estado de São Paulo registrou em 2021 um recorde no número de divórcios feitos nos cartórios. Foram mais de 18.300, quebrando o recorde do ano anterior, com mais de 17.400 casos. Os dados são do colégio notarial de São Paulo, que registra esses dados desde 2007.

De acordo com Andrey Guimarães, vice presidente da seção São Paulo do Colégio Notarial, a pandemia forçou a proximidade ou o afastamento dos casais, e a facilidade de se fazer um divórcio de forma online explica esse aumento.

Ainda de acordo com Andrey, o processo de divórcio extra judicial pode ser feito rapidamente. Basta os interessados irem a um cartório, apresentar os documentos comprovando os bens partilhados, e o processo já é feito no mesmo dia. Mas há alguns requisitos no divórcio extrajudicial, as partes não podem ter filhos da união e é necessário consenso entre as partes quanto à partilha de bens.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo