Governador de SP pede que turistas ainda não peguem as estradas

Publicado em 20/02/2023 - 16:30 Por Alessandra Esteves - Repórter Radioagência Nacional - Brasília

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu nesta segunda-feira (20) que quem estiver no litoral não tente voltar para a capital agora. “Com a falta de energia e comunicação, várias pessoas tentam sair de casa para retornar a São Paulo e a outras partes do estado. O ideal é que ainda não se desloquem”.

O governador concedeu entrevista em São Sebastião, cidade do litoral norte mais afetada pelos temporais, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

De acordo com o governador, as grandes vias de deslocamento vão ser a Rio-Santos e a Tamoios. “A recuperação da Mogi-Bertioga vai levar ainda algum tempo, é um trecho bastante atingido, e a recuperação da Rio Sul pode levar um tempo enorme”, afirmou.

Tarcísio de Freitas lembrou que as pessoas que não tiveram a casa atingida sofrem com a falta de energia e comunicação. Já que com a chuva, houve o rompimento de fibra ótica, perda de antenas e de alimentação de energia. Então, as pessoas ficaram completamente sem informação, isoladas, não conseguem comprar alimentos no mercado, passar cartão e estão sem dinheiro o que faz com que várias pessoas tentem sair de casa para retornar a São Paulo e a outras partes do estado.

O governador destacou que o suprimento está chegando. “De comida, de colchões, as pessoas estão sendo alojadas nas escolas e em organizações não governamentais. E para doar a referência será o Fundo Social do estado de São Paulo”.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS: 56 mortos e 74 pessoas desaparecidas

O número de mortos por causa das chuvas no Rio Grande do Sul seguem aumentando e já somam 56. Cerca de 377 mil pessoas, em 281 municípios foram atingidas. Mais de 24,6 estão desalojadas. Mais de 860 mil pessoas estão sem abastecimento de água.

Baixar arquivo
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo