O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (27) as inscrições para o processo eleitoral dos conselheiros tutelares do município.
O Conselho zela pelos direitos da criança e do adolescente contra toda forma de violação, negligencia, exploração e violência.
Para concorrer ao cargo de Conselheiro é preciso ter 21 anos ou mais, ter completado o ensino médio ou técnico, residir na região do Conselho para o qual vai se inscrever e comprovar no mínimo dois anos de experiência de trabalho com crianças ou adolescentes.
Patricia Coda, coordenadora da Comissão das eleições, também cita que é importante que o candidato tenha habilidade para conversar e fazer contatos.
Além de atuar na apuração de eventuais denúncias de violações de direitos, Patricia Coda acrescenta que o conselheiro também atua em outras ações de auxílio às crianças e adolescentes na garantia de seus direitos.
As inscrições para concorrer ao cargo vão até ó dia 28 de abril. Serão eleitos 190 representantes dos 19 conselhos, sendo cinco titulares e cinco suplentes para cada dos conselhos tutelares do Município.
O processo tem várias etapas, entre elas uma prova de conhecimentos específicos, prevista para agosto. Os candidatos aprovados nessa etapa terão até o dia 30 de setembro para realização de campanha eleitoral.
É a população de cada região dos Conselhos quem escolhe seus representantes. A votação será no dia 1º de outubro.
As inscrições para concorrer ao cargo estão sendo feitas no térreo da sede da Prefeitura do Rio, na Rua Afonso Cavalcanti, 455.
Mais informações podem ser encontradas no site cmdcario.com.br