Rio de Janeiro abre inscrições para eleição de conselheiros tutelares

Publicado em 27/03/2023 - 22:16 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (27) as inscrições para o processo eleitoral dos conselheiros tutelares do município.  

O Conselho zela pelos direitos da criança e do adolescente contra toda forma de violação, negligencia, exploração e violência.

Para concorrer ao cargo de Conselheiro é preciso ter 21 anos ou mais, ter completado o ensino médio ou técnico, residir na região do Conselho para o qual vai se inscrever e comprovar no mínimo dois anos de experiência de trabalho com crianças ou adolescentes.

Patricia Coda, coordenadora da Comissão das eleições, também cita que é importante que o candidato tenha habilidade para conversar e fazer contatos.

Além de atuar na apuração de eventuais denúncias de violações de direitos, Patricia Coda acrescenta que o conselheiro também atua em outras ações de auxílio às crianças e adolescentes na garantia de seus direitos.

As inscrições para concorrer ao cargo vão até ó dia 28 de abril. Serão eleitos 190 representantes dos 19 conselhos, sendo cinco titulares e cinco suplentes para cada dos conselhos tutelares do Município.

O processo tem várias etapas, entre elas uma prova de conhecimentos específicos, prevista para agosto. Os candidatos aprovados nessa etapa terão até o dia 30 de setembro para realização de campanha eleitoral.

É a população de cada região dos Conselhos quem escolhe seus representantes. A votação será no dia 1º de outubro.

As inscrições para concorrer ao cargo estão sendo feitas no térreo da sede da Prefeitura do Rio, na Rua Afonso Cavalcanti, 455.

Mais informações podem ser encontradas no site cmdcario.com.br

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo