Regra determina novos procedimentos para quem se autodeclara negro

Isso vale para quem se candidatar às cotas raciais em concursos

Publicado em 28/07/2023 - 19:23 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir de agora, para concorrer à vaga reservada aos negros em concursos públicos e contratações temporárias federais, o candidato que se autodeclarar negro será obrigado a passar por procedimento de heteroidentificação, ou seja, identificação étnico-racial realizada por terceiros.

Isso é o que determina a Instrução Normativa divulgada nesta sexta-feira, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O ato normativo visa aperfeiçoar a implementação da Lei, de 2014, que trata da reserva de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos federais aos negros e pardos.

Essa  lei garante ao candidato autodeclarado negro a opção de indicar, no momento da inscrição, se pretende concorrer pelo sistema de reserva de vagas. Agora, a instrução normativa prevê que, caso a pessoa opte por desistir de concorrer pelo sistema de cotas, poderá manifestar esse desejo até o final do período de inscrições da seleção.

Além disso, as pessoas negras aprovadas dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computadas para efeito do preenchimento das vagas reservadas para cotas raciais.

Nas seleções em que não haja previsão de vagas reservadas a pessoas negras em razão do quantitativo no edital, deverá ser assegurada a inscrição de pessoas autodeclaradas negras na condição de cotistas, segundo a instrução normativa.

De acordo com comunicado do Ministério da Gestão, a implementação da norma deverá ser imediata, ou seja, entra em vigor na data de sua publicação. No entanto, não se aplica aos editais de aberturas de certames já publicados.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Geral

Como proteger crianças e adolescentes na internet

Denúncias sobre abuso sexual de crianças na internet bateram recorde em 2023. Especialistas defendem maior vigilância das redes sociais e o diálogo entre pais e filhos como algumas das medidas para enfrentar crimes virtuais. 

 

Baixar arquivo
Geral

Entenda a tragédia climática ocorrida no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril causaram estragos que ainda não foram calculados.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF vai acompanhar medidas para proteger povos indígenas ameaçados

As medidas foram determinadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, que apontou, em julho do ano passado, "extrema gravidade" enfrentada pelos povos Yanomami, Ye'Kwana e Munduruku, que somam quase 50 mil pessoas em Roraima, Amazonas e Pará, e são afetados pelas invasões e atividades ilegais de mineração. 

Baixar arquivo
Internacional

Homem morre após tentar incendiar sinagoga na França

O crime ocorreu na cidade de Rouen, no noroeste da França, a 140 km de Paris.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Marina Silva fala sobre o futuro do Meio Ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou nesta sexta-feira a importância de ações preventivas em áreas de risco, especialmente diante de grandes catástrofes como a recente no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Vice-governador apresenta proposta de “cidades temporárias"

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, apresentou nesta sexta-feira uma proposta de criação de "cidades temporárias" nos municípios da Região Metropolitana.

Baixar arquivo