Número de cidades paulistas atingidas por queimadas sobe para 34

Um gabinete de crise para ações contra incêndios foi criado

Publicado em 24/08/2024 - 12:47 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Diversos vídeos que circulam nas redes sociais mostram como a população de São Paulo está assustada com imagens de paredões de fumaça e da linha de fogo cortando o horizonte.

Subiu para 34 o número de cidades paulistas em alerta máximo por causa dos incêndios que se intensificaram nos últimos dias. Entre elas, estão São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, com 800 mil moradores, e Piracicaba, no interior, com mais de 400 mil.

Em Urupês, a 400 km da capital, duas pessoas morreram nessa sexta-feira tentando combater as chamas. A prefeitura da cidade lamentou a morte dos dois trabalhadores da Usina Santa Isabel de Mendonça. A energia e água foram cortadas em regiões da cidade por causa das chamas. A prefeitura chegou a pedir para os moradores economizem os recursos apenas para casos essenciais.

A Fundação Casa teve que transferir adolescentes e funcionários da unidade Sertãozinho para um prédio em Ribeirão Preto.

Para se ter ideia da onda de incêndios, foram quase 5 mil focos desde janeiro até agora, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É a maior quantidade já registrada para o Estado de São Paulo desde o começo da série histórica, iniciada em 1998. E cerca da metade de todo esse fogo, foi apenas nas últimas 48 horas.

Dezenas de rodovias do interior foram interditadas total ou parcialmente por causa das chamas e da fumaça, explica o Tenente Maxwel, da Defesa Civil.

Neste sábado, os trechos afetados são a Rodovia Luiz Augusto de Oliveira, no município de Dourado, região de São Carlos. E a Interligação Planalto, em São Bernardo do Campo, por causa da baixa visibilidade. 

Pela manhã, o governador Tarcísio de Freitas sobrevoou as áreas com maior incidência de incêndios. Um gabinete de crise para ações contra incêndios no interior foi criado pelo governo do estado. 

Edição: Daniella Longuinho/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Rede Alyne busca diminuir mortalidade materno infantil

Rede Alyne, atualização da Rede Cegonha, observa as desigualdades étnico-raciais e regionais das populações atendidas. Os investimentos do programa passa de R$ 4 bilhões e beneficiará mais de 30 milhões de mulheres.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Prefeitura de Manaus decreta situação de emergência por causa da seca

A medida coloca Manaus, a sétima cidade mais populosa do país, com quase 2,3 milhões de habitantes, na lista dos municípios que devem receber recursos do Governo Federal para enfrentar a estiagem que atinge a região.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão

A vegetação está queimando intensamente nas duas últimas semanas por causa do tempo seco e dos ventos intensos na região, o que aumenta a possibilidade de queimadas.

Baixar arquivo
Geral

Semelhantes às reais, armas de gel preocupam polícia de SP

A brincadeira se espalhou no país, mas é perigosa e está preocupando a polícia.  São as armas que disparam bolas de gel,  muito semelhantes às pistolas reais, e podem ser facilmente confundidas durante um patrulhamento.
 

Baixar arquivo
Política

Reoneração da folha de pagamentos será gradual a partir de 2025

A votação da proposta de reoneração da folha de pagamentos foi concluída na Câmara. Foram 231 votos a favor e 54 contra. A oposição tentou obstruir, mas não foi suficiente.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança edital de apoio a rádios comunitárias com R$ 2 milhões

Uma iniciativa inédita no âmbito das políticas públicas voltadas à comunicação comunitária. O edital Cultura Viva, de patrocínio sob a forma de apoio cultural às rádios comunitárias.

Baixar arquivo