Podcast destaca a importância dos pequenos participarem das eleições
O podcast Crianças Sabidas volta em mais uma edição com três episódios para falar sobre política e as eleições municipais de 2024, mostrando que o pleito também é assunto para criança. Afinal muitas decisões tomadas atualmente podem impactar no dia a dia dos pequenos e inclusive nas melhores condições de vida hoje e nos próximos anos.
Neste primeiro episódio, da segunda temporada, a gente fala sobre a importância e como funcionam as eleições. Depois vamos tratar da votação de outubro deste ano. E no último episódio, a gente explica o que fazem os vereadores e vereadoras e os prefeitos ou prefeitas.
Corina Castro, servidora pública federal e coordenadora da equipe de educação para a democracia da Escola da Câmara dos Deputados- Cefor, destaca que:
"É importante também para a criança entender das eleições, porque ela pode participar da sua comunidade como uma cidadã hoje, e não uma cidadã do futuro, porque muitas coisas importam para as crianças. Também é importante entender as eleições para se preparar para o futuro e construir um mundo melhor. Muitas coisas que são feitas hoje não são importantes, não são benéficas para o futuro. É o caso, por exemplo, das mudanças climáticas, da maneira como a gente vem trabalhando, produzindo mais do mesmo, talvez não seja interessante para o futuro."
O podcast também fala de democracia, república e sobre o papel dos três poderes - executivo, legislativo e judiciário .
"Na estruturação da nossa república, né, e república quer dizer a coisa pública, tudo que é público, tudo que é de todos e não de uma pessoa ou um grupo só, na nossa Constituição a república, organizou em três poderes, três poderes que são complementares e independentes, são interdependentes. Então, cada um é soberano na área que lhe cabe." explica a servidora.
Para Corina Castro as eleições também podem ser importantes para aprendermos a conviver com visões diferentes, conversar sobre isso e prestar atenção em como elaboramos nossas opiniões:
"Eu acho que as eleições são uma oportunidade de crescer sabendo que as suas opiniões são importantes e que elas podem fazer a diferença. Mas não é só a opinião. Entender como foi a experiência para chegar na opinião...E eu acho que também um efeito colateral de entender das eleições, conversar sobre as eleições é aprender a conversar, aprender a entender os argumentos de quem pensa muito diferente da gente e também aprender a cooperar, porque o ser humano é cooperativo. A política tem a ver com o amor, com a nossa convivência. A gente faz política porque a gente quer e precisa conviver, na base da cooperação. Então, isso é importante para as crianças entenderem também."
O Crianças Sabidas Eleições 2024 terá três episódios, lançados sempre às sextas-feiras. Clique e ouça, você também pode ouvir nas principais plataformas de áudio, e com interpretação em libras no Youtube.
Sobe som 🎶
VINHETA CRIANÇAS SABIDAS 🎶
EFEITO: Botões da urna eletrônica 🎶
Subvinheta: Eleições 2024 - Episódio 1 - Importância de participar
EFEITO: Finalização do voto
AKEMI: Olá, eu sou Akemi Nitahara, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação.
MADU: Eu sou a Maria Eduarda, tenho 9 anos e sou a perguntadeira oficial aqui do podcast Crianças Sabidas.
AKEMI: Já ouviu nossa novidade, Madu?
MADU: Ouvi e amei! Agora temos uma trilha sonora composta só pra gente!!
AKEMI: É isso aí, foi o Ricardo Vilas quem compôs essa música e as outras que vão dar o brilho aqui pras nossas conversas.
MADU: Ficou lindo! É muito chique a gente poder falar “trilha sonora original”, né? Vamos ouvir um pedacinho...
Sobe som 🎶
AKEMI: Muito obrigada ao Vilas por esse presente! Agora vamos entrar no assunto do dia.
EFEITO: PÁGINA VIRANDO
LÉO: Oi, eu sou o Leléu, tenho 4 anos e eu quero saber o que são eleições.
MADU: Ih, Leléu, tem certeza? Esse assunto é de gente grande...
AKEMI: Vamos lá, Madu, a gente dá conta de explicar pros pequenos também! Hoje vamos falar de política e das eleições municipais de 2024. Mas como são muitas coisas para explicar, vamos dividir o podcast em três episódios, vai ser um por semana. No primeiro, a gente fala sobre a importância e como funcionam as eleições. Depois vamos tratar da votação de outubro deste ano. E no último episódio, a gente explica o que fazem os vereadores e vereadoras e os prefeitos ou prefeitas.
MADU: Mas política é muito chato!! Tem família que até briga por causa disso. E eleições também, não é assunto pra crianças, a gente nem pode votar...
AKEMI: Aí é que você se engana, Madu. Criança realmente não vota nas eleições municipais, mas precisa saber do assunto desde cedo sim. Afinal, a cidade tem que ser para todas as pessoas, independentemente da idade. E vocês são o futuro do país, né?
MADU: Ai, esse papo de ser o futuro é muita responsabilidade... e política também. Por enquanto, eu só votei no representante de turma na escola. Mas é só uma turma de crianças, não tem importância pra cidade.
AKEMI: Será mesmo que não tem? Nós vivemos numa democracia representativa, e é assim, na escola, que começamos a entender todo esse processo.
MADU: Eu não tô entendendo nada... o que a escolha na escola tem a ver com a eleição pra prefeito e prefeita? Cadê nossa convidada pra explicar melhor?
AKEMI: Ela é muuuito especialista nesse assunto Madu.
CORINA: Eu sou a Corina Castro, eu sou servidora pública federal, sou professora por muitos anos e hoje eu coordeno a equipe de educação para a democracia da Escola da Câmara dos Deputados, que a gente também chama de CEFOR.
AKEMI: Tá, eu sei que a gente não vai ter eleição para deputado este ano, mas o sistema eleitoral brasileiro é um só e a Corina coordena um projeto muito bacana para as crianças, o Plenarinho, que acabou de completar 20 anos!
CORINA: Exatamente, o Plenarinho fez 20 anos e a gente comemorou com bolinho e tudo, com crianças e professores, que são as pessoas que mais são parceiras nossas. E o plenarinho, ele ensina crianças e adolescentes sobre política, democracia, tudo isso de um jeito divertido, fácil de entender. Lá você pode encontrar jogos, histórias em quadrinhos, vídeos, atividades, que mostram como é que as leis são feitas e como é que funciona o governo. Lá também tem projetos, programas que são anuais, como é o caso do Câmara Mirim. O Câmara Mirim, ele traz crianças para criar e votar projetos de lei aqui na Câmara. E o Eleitor Mirim, que é um programa que acontece de quatro em quatro anos, só quando tem eleições federais, que é um programa que ensina as crianças a votar. O Plenarinho, ele é para crianças de 9 a 12 anos, mas principalmente também tem muito conteúdo para professoras e professores.
MADU: Realmente, estamos com a pessoa certa pra esse podcast!
AKEMI: Mas para falar de eleições, primeiro a gente precisa entender o que é DEMOCRACIA, não é Corina?
CORINA: Olha, demo quer dizer o povo, né, e cracia quer dizer poder, né. Então, a democracia é, teoricamente, o poder do povo. Ela também acontece de formas diferentes de acordo com a cultura em que ela está instalada, né. Três poderes, né, a questão do parlamento e tudo, então, ela é complexa pra caramba, né? A democracia é esse poder do povo que se realiza, que se manifesta da forma como o povo se organiza para isso acontecer. Elas são completamente enraizadas, inspiradas naquilo que a gente faz no dia a dia. Então, assim, se a gente quer melhorar a democracia, a gente tem que melhorar nosso dia a dia, melhorar as nossas atitudes como cidadãs e cidadãos.
MADU: Três poderes tem a ver com aquela praça enorme aqui em Brasília?
AKEMI: Tem sim, Madu! A Praça dos Três Poderes é justamente onde ficam as sedes dos três poderes do Brasil, os cargos mais altos do país. O Executivo, com o presidente da República, o Legislativo, com o Congresso Nacional, onde trabalham deputados e deputadas federais e as senadoras e senadores, e o Judiciário, com o Supremo Tribunal Federal, o STF, que são os juízes e juízas guardiões da nossa Constituição, a principal lei do país.
CORINA: Na estruturação da nossa república, né, e república quer dizer a coisa pública, tudo que é público, tudo que é de todos e não de uma pessoa ou um grupo só, na nossa Constituição a república, organizou em três poderes, três poderes que são complementares e independentes, são interdependentes. Então, cada um é soberano na área que lhe cabe. O executivo...
MADU: É a prefeitura?
CORINA: .... é o poder que, né, o prefeito e a governadora, e o presidente da república, que é cuidar de executar, de fazer acontecer, de destinar verba para aqui e para ali, de construir coisas, de realizar os desejos daqueles de quem ele cuida, ou ela cuida, que é o povo todo que vive naquele lugar.
O legislativo.....
MADU: Este é o poder onde atuam os vereadores nas cidades!
CORINA: ....ele vai cuidar de estabelecer as leis, as regras, de dizer como é que a gente vai jogar esse jogo, né? Onde que a gente vai gastar o dinheiro? A gente vai gastar mais em educação, mais em saúde? E de onde a gente vai tirar esse dinheiro? E o Poder Judiciário vai cuidar de julgar as questões ainda não pacificadas, que ainda têm dúvidas. Então, o judiciário tem vários níveis, como a gente chama de instâncias, o judiciário federal vai cuidar da Constituição, os outros judiciários vão cuidar das leis em níveis mais estaduais ou municipais.
MADU: Mas já não tem leis demais? Por que a gente precisa de mais leis ainda?
CORINA: Ah, isso é uma boa pergunta. É, a gente tem muitas leis mesmo, de fato. Existem estudos, né, e o nosso é uma espécie de campeão, né, em número de leis. Mas vamos imaginar também que o nosso país, além dele ser gigante, né, ele é um país continental, ele é um país muito complexo, né. Tem inúmeros povos dentro do nosso país, né, povos originários, povos quilombolas, povos ribeirinhos, o povo que vive nas cidades, que é urbano, o povo que vive na área rural. Então, para contemplar toda essa diversidade e essa complexidade, a gente precisa estar sempre pensando de quais são as regras, como é que a gente vive junto melhor, de forma cooperativa. Às vezes, também, não é uma questão de mais leis, mas uma questão de melhorar aquela lei lá atrás que já não nos atende mais. É que isso faz parte da nossa cultura, entender que uma lei vai resolver tudo, né. E a gente sabe muito bem que uma lei não é a solução completa, né. Porque se você cria uma lei, você tem que criar também, empregos, lugares, posições, em que as pessoas possam fiscalizar se essa lei está sendo cumprida. A gente também tem que regulamentar operacionalmente essa legislação para que lá no interior do Brasil eu saiba como é que eu vou aplicar aquela lei federal, então é bastante complexo, sabe?
MADU: Complexo demais... e eu ainda não entendi por que criança precisa entender de eleições.
CORINA: Aqui no Plenarinho, a gente acha que tem muitas razões para as crianças entenderem sobre eleições. É como se a gente tivesse que decidir quem vai ser o líder daquela nossa cidade, do estado ou até do país, então a gente trata isso para as crianças, né, como uma oportunidade de aprender a escolher bem, a gente sempre tem que se lembrar que escolher bem tem a perspectiva, tem o lugar de fala, tem o lugar para essa pessoa se encontrar, o contexto dela. Então, aprender a escolher bem é escolher de acordo com os seus interesses, os interesses da sua comunidade. É importante também para a criança entender das eleições, porque ela pode participar da sua comunidade como uma cidadã hoje, e não uma cidadã do futuro, porque muitas coisas importam para as crianças. Também é importante entender as eleições para se preparar para o futuro e construir um mundo melhor. Muitas coisas que são feitas hoje não são importantes, não são benéficas para o futuro. É o caso, por exemplo, das mudanças climáticas, da maneira como a gente vem trabalhando, produzindo mais do mesmo, talvez não seja interessante para o futuro.
MADU: A gente falou das mudanças climáticas em outro episódio aqui do Crianças Sabidas! Procura aí no seu tocador de áudio que tá tudo bem explicadinho!
CORINA: E as crianças podem participar hoje, entendendo melhor como é que funcionam as eleições, né. E também, eu acho que as eleições são uma oportunidade de crescer sabendo que as suas opiniões são importantes e que elas podem fazer a diferença. Mas não é só a opinião. Entender como foi a experiência para chegar na opinião. Porque a gente vive um momento de "opionite", né, muitas pessoas têm muitas opiniões, mas não pensaram, muitas vezes não analisaram as suas opiniões. E eu acho que também um efeito colateral de entender das eleições, conversar sobre as eleições é aprender a conversar, aprender a entender os argumentos de quem pensa muito diferente da gente e também aprender a cooperar, porque o ser humano é cooperativo. A política tem a ver com o amor, com a nossa convivência. A gente faz política porque a gente quer e precisa conviver, na base da cooperação. Então, isso é importante para as crianças entenderem também.
MADU: Ok, você me convenceu! Eleição é assunto de criança sim!! Mas na minha “opionite”, o episódio já está ficando muito grande.
AKEMI: Tudo bem Madu, você está certíssima. O combinado é voltarmos na semana que vem para explicar como vão ser as eleições deste ano.
CRÉDITOS
MADU: Você acompanhou o primeiro de três episódios do podcast Crianças Sabidas sobre as eleições 2024, uma produção original da Radioagência Nacional. Eu sou a Maria Eduarda Arcoverde, tenho 9 anos, e sou a perguntadeira oficial.
AKEMI: A reportagem, roteiro, apresentação e montagem foram minhas, Akemi Nitahara.
Edição e coordenação de processos de Beatriz Arcoverde, que também fez a implementação web junto com Lincoln Araújo.
Caio Freire Cardoso Oliveira, de 10 anos, gravou o título dos episódios e Caetano Farias, de 11, ajudou nos créditos.
Gravação de Márcio Freitas e Jaime Batista.
Interpretação em Libras da equipe de tradução da EBC.
A música tema original foi composta por Ricardo Vilas.
Utilizamos também um trecho da música Suíte Brasília, de Renato Vasconcelos.
MADU: Nós já falamos de direitos humanos, ditadura militar e mudanças climáticas. No próximo episódio, que sai na semana que vem, vamos explicar como vão ser as eleições de outubro no Brasil.
AKEMI: Confira também os outros podcasts da Radioagência Nacional, como o Golpe de 1964: Perdas e Danos e o Grandes Invisíveis.
MADU: Ah! E não esqueça de deixar um comentário sobre o que achou do episódio, e dar umas estrelinhas nas plataformas de podcast. Isso contribui para a divulgação do nosso trabalho.
AKEMI: E quer saber mais sobre política e eleições? Procura no site plenarinho.leg.br, lá tem muita informação, jogos, notícias e curiosidades pras crianças ficarem por dentro desse mundo que parece de adulto, mas é muito importante pros pequenos também.
CAETANO: “Crianças Sabidas é um podcast original da Radioagência Nacional, um serviço gratuito da empresa Brasil de comunicação, você pode ouvir também nos tocadores de áudio e com interpretação em Libras no YouTube”
MADU: Vamos ficando por aqui e até a próxima semana!
Sobe som 🎶
A reportagem, roteiro, apresentação e montagem |
Akemi Nitahara |
Narração | Akemi Nitahara e Maria Eduarda Arcoverde |
Edição, coordenação de processos:: | Beatriz Arcoverde |
Implementação web | Beatriz Arcoverde e Lincoln Araújo |
Interpretação em Libras: | Equipe EBC |
Gravação dos áudios | Márcio Freitas e Jaime Batista |
Música tema original | Ricardo Vilas |
Trecho de Suite Brasília | Ricardo Vasconcelos |