Podcast destaca a importância dos pequenos participarem das eleições

O Crianças Sabidas vai tratar das eleições 2024 em três episódios

Publicado em 23/08/2024 - 07:15 Por Akemi Nitahara - Radioagência Nacional - Rio de Janeiro e Brasília

O podcast Crianças Sabidas volta em mais uma edição com três episódios para falar sobre política e as eleições municipais de 2024, mostrando que o pleito também é assunto para criança. Afinal muitas decisões tomadas atualmente podem impactar no dia a dia dos pequenos e inclusive nas melhores condições de vida hoje e nos próximos anos.

Neste primeiro episódio, da segunda temporada, a gente fala sobre a importância e como funcionam as eleições. Depois vamos tratar da votação de outubro deste ano. E no último episódio, a gente explica o que fazem os vereadores e vereadoras e os prefeitos ou prefeitas. 

Corina Castro, servidora pública federal e coordenadora da equipe de educação para a democracia da Escola da Câmara dos Deputados- Cefor, destaca que:

"É importante também para a criança entender das eleições, porque ela pode participar da sua comunidade como uma cidadã hoje, e não uma cidadã do futuro, porque muitas coisas importam para as crianças. Também é importante entender as eleições para se preparar para o futuro e construir um mundo melhor. Muitas coisas que são feitas hoje não são importantes, não são benéficas para o futuro. É o caso, por exemplo, das mudanças climáticas, da maneira como a gente vem trabalhando, produzindo mais do mesmo, talvez não seja interessante para o futuro."

O podcast também fala de democracia, república e sobre o papel dos três poderes - executivo, legislativo e judiciário .

"Na estruturação da nossa república, né, e república quer dizer a coisa pública, tudo que é público, tudo que é de todos e não de uma pessoa ou um grupo só, na nossa Constituição a república, organizou em três poderes, três poderes que são complementares e independentes, são interdependentes. Então, cada um é soberano na área que lhe cabe." explica a servidora.

Para Corina Castro as eleições também podem ser importantes para aprendermos a conviver com visões diferentes, conversar sobre isso e prestar atenção em como elaboramos nossas opiniões:

"Eu acho que as eleições são uma oportunidade de crescer sabendo que as suas opiniões são importantes e que elas podem fazer a diferença. Mas não é só a opinião. Entender como foi a experiência para chegar na opinião...E eu acho que também um efeito colateral de entender das eleições, conversar sobre as eleições é aprender a conversar, aprender a entender os argumentos de quem pensa muito diferente da gente e também aprender a cooperar, porque o ser humano é cooperativo. A política tem a ver com o amor, com a nossa convivência. A gente faz política porque a gente quer e precisa conviver, na base da cooperação. Então, isso é importante para as crianças entenderem também."

O Crianças Sabidas Eleições 2024 terá três episódios, lançados sempre às sextas-feiras. Clique e ouça, você também pode ouvir nas principais plataformas de áudio, e com interpretação em libras no Youtube. 

 

Sobe som 🎶

VINHETA CRIANÇAS SABIDAS 🎶

EFEITO: Botões da urna eletrônica 🎶

Subvinheta: Eleições 2024 - Episódio 1 - Importância de participar

EFEITO: Finalização do voto 

AKEMI: Olá, eu sou Akemi Nitahara, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação. 

MADU: Eu sou a Maria Eduarda, tenho 9 anos e sou a perguntadeira oficial aqui do podcast Crianças Sabidas. 

AKEMI: Já ouviu nossa novidade, Madu? 

MADU: Ouvi e amei! Agora temos uma trilha sonora composta só pra gente!! 

AKEMI: É isso aí, foi o Ricardo Vilas quem compôs essa música e as outras que vão dar o brilho aqui pras nossas conversas. 

MADU: Ficou lindo! É muito chique a gente poder falar “trilha sonora original”, né? Vamos ouvir um pedacinho... 

Sobe som 🎶

AKEMI: Muito obrigada ao Vilas por esse presente! Agora vamos entrar no assunto do dia. 

EFEITO: PÁGINA VIRANDO 

LÉO: Oi, eu sou o Leléu, tenho 4 anos e eu quero saber o que são eleições. 

MADU: Ih, Leléu, tem certeza? Esse assunto é de gente grande... 

AKEMI: Vamos lá, Madu, a gente dá conta de explicar pros pequenos também! Hoje vamos falar de política e das eleições municipais de 2024. Mas como são muitas coisas para explicar, vamos dividir o podcast em três episódios, vai ser um por semana. No primeiro, a gente fala sobre a importância e como funcionam as eleições. Depois vamos tratar da votação de outubro deste ano. E no último episódio, a gente explica o que fazem os vereadores e vereadoras e os prefeitos ou prefeitas. 

MADU: Mas política é muito chato!! Tem família que até briga por causa disso. E eleições também, não é assunto pra crianças, a gente nem pode votar... 

AKEMI: Aí é que você se engana, Madu. Criança realmente não vota nas eleições municipais, mas precisa saber do assunto desde cedo sim. Afinal, a cidade tem que ser para todas as pessoas, independentemente da idade. E vocês são o futuro do país, né? 

MADU: Ai, esse papo de ser o futuro é muita responsabilidade... e política também. Por enquanto, eu só votei no representante de turma na escola. Mas é só uma turma de crianças, não tem importância pra cidade. 

AKEMI: Será mesmo que não tem? Nós vivemos numa democracia representativa, e é assim, na escola, que começamos a entender todo esse processo. 

MADU: Eu não tô entendendo nada... o que a escolha na escola tem a ver com a eleição pra prefeito e prefeita? Cadê nossa convidada pra explicar melhor? 

AKEMI: Ela é muuuito especialista nesse assunto Madu. 

CORINA: Eu sou a Corina Castro, eu sou servidora pública federal, sou professora por muitos anos e hoje eu coordeno a equipe de educação para a democracia da Escola da Câmara dos Deputados, que a gente também chama de CEFOR. 

AKEMI: Tá, eu sei que a gente não vai ter eleição para deputado este ano, mas o sistema eleitoral brasileiro é um só e a Corina coordena um projeto muito bacana para as crianças, o Plenarinho, que acabou de completar 20 anos! 

CORINA: Exatamente, o Plenarinho fez 20 anos e a gente comemorou com bolinho e tudo, com crianças e professores, que são as pessoas que mais são parceiras nossas. E o plenarinho, ele ensina crianças e adolescentes sobre política, democracia, tudo isso de um jeito divertido, fácil de entender. Lá você pode encontrar jogos, histórias em quadrinhos, vídeos, atividades, que mostram como é que as leis são feitas e como é que funciona o governo. Lá também tem projetos, programas que são anuais, como é o caso do Câmara Mirim. O Câmara Mirim, ele traz crianças para criar e votar projetos de lei aqui na Câmara. E o Eleitor Mirim, que é um programa que acontece de quatro em quatro anos, só quando tem eleições federais, que é um programa que ensina as crianças a votar. O Plenarinho, ele é para crianças de 9 a 12 anos, mas principalmente também tem muito conteúdo para professoras e professores. 

MADU: Realmente, estamos com a pessoa certa pra esse podcast! 

AKEMI: Mas para falar de eleições, primeiro a gente precisa entender o que é DEMOCRACIA, não é Corina? 

CORINA: Olha, demo quer dizer o povo, né, e cracia quer dizer poder, né. Então, a democracia é, teoricamente, o poder do povo. Ela também acontece de formas diferentes de acordo com a cultura em que ela está instalada, né. Três poderes, né, a questão do parlamento e tudo, então, ela é complexa pra caramba, né? A democracia é esse poder do povo que se realiza, que se manifesta da forma como o povo se organiza para isso acontecer. Elas são completamente enraizadas, inspiradas naquilo que a gente faz no dia a dia. Então, assim, se a gente quer melhorar a democracia, a gente tem que melhorar nosso dia a dia, melhorar as nossas atitudes como cidadãs e cidadãos.

MADU: Três poderes tem a ver com aquela praça enorme aqui em Brasília? 

AKEMI: Tem sim, Madu! A Praça dos Três Poderes é justamente onde ficam as sedes dos três poderes do Brasil, os cargos mais altos do país. O Executivo, com o presidente da República, o Legislativo, com o Congresso Nacional, onde trabalham deputados e deputadas federais e as senadoras e senadores, e o Judiciário, com o Supremo Tribunal Federal, o STF, que são os juízes e juízas guardiões da nossa Constituição, a principal lei do país. 

CORINA: Na estruturação da nossa república, né, e república quer dizer a coisa pública, tudo que é público, tudo que é de todos e não de uma pessoa ou um grupo só, na nossa Constituição a república, organizou em três poderes, três poderes que são complementares e independentes, são interdependentes. Então, cada um é soberano na área que lhe cabe. O executivo... 

MADU: É a prefeitura? 

 CORINA: .... é o poder que, né, o prefeito e a governadora, e o presidente da república, que é cuidar de executar, de fazer acontecer, de destinar verba para aqui e para ali, de construir coisas, de realizar os desejos daqueles de quem ele cuida, ou ela cuida, que é o povo todo que vive naquele lugar.  

O legislativo..... 

MADU: Este é o poder onde atuam os vereadores nas cidades!  

 CORINA: ....ele vai cuidar de estabelecer as leis, as regras, de dizer como é que a gente vai jogar esse jogo, né? Onde que a gente vai gastar o dinheiro? A gente vai gastar mais em educação, mais em saúde? E de onde a gente vai tirar esse dinheiro? E o Poder Judiciário vai cuidar de julgar as questões ainda não pacificadas, que ainda têm dúvidas. Então, o judiciário tem vários níveis, como a gente chama de instâncias, o judiciário federal vai cuidar da Constituição, os outros judiciários vão cuidar das leis em níveis mais estaduais ou municipais. 

MADU: Mas já não tem leis demais? Por que a gente precisa de mais leis ainda? 

CORINA: Ah, isso é uma boa pergunta. É, a gente tem muitas leis mesmo, de fato. Existem estudos, né, e o nosso é uma espécie de campeão, né, em número de leis. Mas vamos imaginar também que o nosso país, além dele ser gigante, né, ele é um país continental, ele é um país muito complexo, né. Tem inúmeros povos dentro do nosso país, né, povos originários, povos quilombolas, povos ribeirinhos, o povo que vive nas cidades, que é urbano, o povo que vive na área rural. Então, para contemplar toda essa diversidade e essa complexidade, a gente precisa estar sempre pensando de quais são as regras, como é que a gente vive junto melhor, de forma cooperativa. Às vezes, também, não é uma questão de mais leis, mas uma questão de melhorar aquela lei lá atrás que já não nos atende mais. É que isso faz parte da nossa cultura, entender que uma lei vai resolver tudo, né. E a gente sabe muito bem que uma lei não é a solução completa, né. Porque se você cria uma lei, você tem que criar também, empregos, lugares, posições, em que as pessoas possam fiscalizar se essa lei está sendo cumprida. A gente também tem que regulamentar operacionalmente essa legislação para que lá no interior do Brasil eu saiba como é que eu vou aplicar aquela lei federal, então é bastante complexo, sabe? 

MADU: Complexo demais... e eu ainda não entendi por que criança precisa entender de eleições. 

CORINA: Aqui no Plenarinho, a gente acha que tem muitas razões para as crianças entenderem sobre eleições. É como se a gente tivesse que decidir quem vai ser o líder daquela nossa cidade, do estado ou até do país, então a gente trata isso para as crianças, né, como uma oportunidade de aprender a escolher bem, a gente sempre tem que se lembrar que escolher bem tem a perspectiva, tem o lugar de fala, tem o lugar para essa pessoa se encontrar, o contexto dela. Então, aprender a escolher bem é escolher de acordo com os seus interesses, os interesses da sua comunidade. É importante também para a criança entender das eleições, porque ela pode participar da sua comunidade como uma cidadã hoje, e não uma cidadã do futuro, porque muitas coisas importam para as crianças. Também é importante entender as eleições para se preparar para o futuro e construir um mundo melhor. Muitas coisas que são feitas hoje não são importantes, não são benéficas para o futuro. É o caso, por exemplo, das mudanças climáticas, da maneira como a gente vem trabalhando, produzindo mais do mesmo, talvez não seja interessante para o futuro. 

MADU: A gente falou das mudanças climáticas em outro episódio aqui do Crianças Sabidas! Procura aí no seu tocador de áudio que tá tudo bem explicadinho! 

CORINA: E as crianças podem participar hoje, entendendo melhor como é que funcionam as eleições, né. E também, eu acho que as eleições são uma oportunidade de crescer sabendo que as suas opiniões são importantes e que elas podem fazer a diferença. Mas não é só a opinião. Entender como foi a experiência para chegar na opinião. Porque a gente vive um momento de "opionite", né, muitas pessoas têm muitas opiniões, mas não pensaram, muitas vezes não analisaram as suas opiniões. E eu acho que também um efeito colateral de entender das eleições, conversar sobre as eleições é aprender a conversar, aprender a entender os argumentos de quem pensa muito diferente da gente e também aprender a cooperar, porque o ser humano é cooperativo. A política tem a ver com o amor, com a nossa convivência. A gente faz política porque a gente quer e precisa conviver, na base da cooperação. Então, isso é importante para as crianças entenderem também. 

MADU: Ok, você me convenceu! Eleição é assunto de criança sim!! Mas na minha “opionite”, o episódio já está ficando muito grande. 

AKEMI: Tudo bem Madu, você está certíssima. O combinado é voltarmos na semana que vem para explicar como vão ser as eleições deste ano. 

CRÉDITOS 

MADU: Você acompanhou o primeiro de três episódios do podcast Crianças Sabidas sobre as eleições 2024, uma produção original da Radioagência Nacional. Eu sou a Maria Eduarda Arcoverde, tenho 9 anos, e sou a perguntadeira oficial. 

AKEMI: A reportagem, roteiro, apresentação e montagem foram minhas, Akemi Nitahara.

Edição e coordenação de processos de Beatriz Arcoverde, que também fez a implementação web junto com Lincoln Araújo.

Caio Freire Cardoso Oliveira, de 10 anos, gravou o título dos episódios e Caetano Farias, de 11, ajudou nos créditos.  

Gravação de Márcio Freitas e Jaime Batista.

Interpretação em Libras da equipe de tradução da EBC.

A música tema original foi composta por Ricardo Vilas.

Utilizamos também um trecho da música Suíte Brasília, de Renato Vasconcelos.

MADU: Nós já falamos de direitos humanos, ditadura militar e mudanças climáticas. No próximo episódio, que sai na semana que vem, vamos explicar como vão ser as eleições de outubro no Brasil. 

AKEMI: Confira também os outros podcasts da Radioagência Nacional, como o Golpe de 1964: Perdas e Danos e o Grandes Invisíveis. 

MADU: Ah! E não esqueça de deixar um comentário sobre o que achou do episódio, e dar umas estrelinhas nas plataformas de podcast. Isso contribui para a divulgação do nosso trabalho. 

AKEMI: E quer saber mais sobre política e eleições? Procura no site plenarinho.leg.br, lá tem muita informação, jogos, notícias e curiosidades pras crianças ficarem por dentro desse mundo que parece de adulto, mas é muito importante pros pequenos também. 

CAETANO: “Crianças Sabidas é um podcast original da Radioagência Nacional, um serviço gratuito da empresa Brasil de comunicação, você pode ouvir também nos tocadores de áudio e com interpretação em Libras no YouTube” 

MADU: Vamos ficando por aqui e até a próxima semana! 

 Sobe som 🎶  

 

 A reportagem, roteiro, apresentação e montagem

Akemi Nitahara
Narração Akemi Nitahara e Maria Eduarda Arcoverde
Edição, coordenação de processos:: Beatriz Arcoverde
Implementação web Beatriz Arcoverde e Lincoln Araújo 
Interpretação em Libras: Equipe EBC
Gravação dos áudios Márcio Freitas e Jaime Batista
Música tema original Ricardo Vilas
Trecho de Suite Brasília  Ricardo Vasconcelos
   

 

Edição: Beatriz Arcoverde - Editora Web

Últimas notícias
Geral

Concurso dos Correios tem banca definida

A data ainda não foi divulgada, mas já foi escolhida a banca do Instituto Brasileiro de Formação e Captação para organizar todo o certame. A expectativa é que a publicação do edital saia ainda neste mês de setembro e as contratações comecem neste ano.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra fraudes em benefícios previndenciários no Rio

De acordo com a PF, as investigações apontaram que a organização alterava dados de idosos e recebia o benefício a que tinham direito, causando um prejuízo de R$ 500 mil aos cofres públicos.

Baixar arquivo
Geral

Bolsa família está disponível para cidades em situação de emergência

Investimento de mais de R$ 1 bilhão vai beneficiar um milhão e seiscentas mil famílias, de 632 municípios. 

Baixar arquivo
Educação

Estudantes pré-selecionados no Fies já podem contratar o financiamento

O processo pode ser feito por meio do aplicativo Fies Caixa, por aqueles que já tiveram a inscrição validada pela instituição de ensino superior para a qual se inscreveram.

Baixar arquivo
Geral

Artistas de 20 países discutem justiça climática em fórum na Amazônia

O evento ocorre um ano antes da Copa 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será sediada na capital paraense em 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Exército auxilia no combate a incêndio em terra indígena no Pará

Integrantes do Comando Militar do Norte estão atuando no município paraense de Bom Jesus do Tocantins. Eles contam com o apoio de máquinas pesadas para lidar com as chamas.

Baixar arquivo