Selo Betinho vai promover iniciativas de segurança alimentar

Publicado em 02/08/2024 - 21:09 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Promover e acompanhar as iniciativas de segurança alimentar em todas as capitais do país. Esse é o objetivo do Selo Betinho, lançado pela Ação da Cidadania, que há 31 anos atua no combate à fome em todo o Brasil. Entre as metas está o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a proposição de políticas públicas, incluindo ações emergenciais, e a transparência dessas ações em todas as esferas. 

Para receber o Selo Betinho, as cidades devem cumprir com pelo menos 36 metas baseadas nas propostas da Agenda Betinho, documento criado pela Ação da Cidadania com recomendações para o combate à fome e à insegurança alimentar a nível municipal, estadual e federal. 

Entre as propostas estão a criação dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional; apoio à agricultura familiar e aos agricultores locais; criação e manutenção de cozinhas solidárias e bancos de alimentos; e informações sobre prazos, contratos e critérios de transparência nas prestações de serviços em geral. O diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Afonso explica porque essa qualificação é tão importante. 

"O propósito desse selo é para que a gente não só faça o monitoramento das políticas de segurança alimentar, mas também para que ajude o poder público a entender onde está falhando."

O Selo Betinho é um projeto sem qualquer custo para os municípios, e tem duração de 1 ano, sendo renovado anualmente. A Ação já iniciou o processo de verificação das metas nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Belém, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Fortaleza, São Luís, Manaus e Palmas. As outras capitais também deverão ser incluídas no processo de verificação ainda neste ano. Em 2025 se prevê a inclusão de mais cidades além das capitais.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Educação

Fies: 68,23% dos inscritos são mulheres

Dados do Ministério da Educação revelam que pretos ou pardos representam 56,1% dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil em 2023. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: cresce o número de candidatos indígenas

Levantamento do Inesc mostra que Roraima tem o maior número proporcional de candidaturas de indígenas no Brasil. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acordo finaliza atividades de mineradora na Serra do Curral em BH

Um acordo firmado na Justiça Federal pôs fim às atividades da Mina Granja Corumi, localizada na Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Serra dos Órgãos, no Rio, enfrenta incêndios há uma semana

Maior rede de trilhas do Brasil e um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional também está sendo atingido por fortes incêndios. Ao todo, 36 brigadistas, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuam no local desde a noite da última terça-feira (10).

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo