Conflitos obrigam 65,6 milhões de pessoas a se deslocar no mundo em 2016

Acnur

Publicado em 19/06/2017 - 11:35 Por Edgard Júnior, da ONU News - Nova Iorque

Um novo relatório da ONU divulgado nesta segunda-feira (19) alerta que o número de pessoas deslocadas à força subiu para 65,6 milhões no mundo em 2016. A realidade é que a cada três segundos uma pessoa foge de sua casa por causa de guerras, violência ou perseguição.

 

O documento "Tendência Global: Deslocamento Forçado 2016", foi preparado pela agência das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, para marcar do Dia Mundial dos Refugiados, nesta terça-feira, 20 de junho.

 

Segundo o Acnur, o resultado atual mostra um aumento de 300 mil nos deslocamentos forçados comparado com o que foi registrado no ano anterior.


Desse total, 22,5 milhões são refugiados.


Os deslocamentos internos representam a grande maioria com 40,3 milhões. E os que buscam asilo completam a lista com 2,8 milhões.

 

Se fosse um país, os deslocados à força estariam à frente do Reino Unido, que tem 65,1 milhões de habitantes.


O documento mostra ainda que os menores de 18 anos representam pouco mais da metade dos refugiados. Na média geral, esse grupo corresponde a 31% da população mundial.


Os dados do Acnur revelam que os países em desenvolvimento ou mais pobres abrigam 84% dos refugiados em todo o mundo. 


O relatório afirma que em primeiro lugar na lista de deslocamentos forçados está a Síria, com 12 milhões, seguida por Colômbia, Afeganistão, Iraque e Sudão do Sul.

Últimas notícias
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo