O governo brasileiro afirmou estar preocupado com a “grave deterioração da segurança pública no Haiti”. A posição está numa nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores.
A Embaixada brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti, continua fechada nesta terça-feira (5) por causa da falta de segurança.
O Itamaraty informou, que apesar do fechamento, a embaixada está em contato constante com a comunidade brasileira residente no Haiti. Até o momento, não há registro de brasileiros diretamente afetados pela violência naquele país.
O Brasil pediu apoio da comunidade internacional para o desenvolvimento do Haiti e urgência com a Missão Multinacional de Apoio à Segurança do país.
Em relação à classe política haitiana, o governo brasileiro reforçou a importância do diálogo e a realização de eleições assim que se estabeleçam as condições de segurança para candidatos e eleitores participarem.
No fim de semana, gangues criminosas atacaram duas grandes penitenciárias em Porto Príncipe. Milhares de detentos foram soltos .
Saiba mais
Haiti: vácuo no poder abriu espaço para criminosos, diz especialista