Internacional: acidente em comício no México deixa nove mortos

Publicado em 23/05/2024 - 17:48 Por Pedro Moreira - TV Brasil - Brasília

No México, ventos fortes provocaram o desabamento de um palco durante um comício eleitoral, deixando nove mortos. O acidente ocorreu na cidade de San Pedro Garza, no estado de Novo León, no norte do México. Integrantes do partido movimento cidadão estavam no palco, quando uma rajada repentina de vento fez a estrutura desabar. Entre os nove mortos, está uma criança. Cerca de 60 pessoas ficaram feridas. O candidato presidencial Jorge Alvarez Máynez voltou ao local, após ser liberado do hospital. Ele aparece em terceiro lugar nas pesquisas para a votação do dia 2 de junho.

A China iniciou dois dias de exercícios militares no entorno de Taiwan, aos quais chamou de punição severa pelos atos separatistas da ilha autônoma. Os exercícios vêm após a posse do novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, que na segunda (20) tinha pedido à Pequim que parasse com as ameaças e disse que os dois lados não são subordinados um ao outro. Hoje, Ching-te disse que continuará a defender os valores da liberdade e da democracia frente a ameaças externas.

Em visita ao território francês da Nova Caledônia, o presidente Emmanuel Macron anunciou o adiamento de uma reforma eleitoral que desencadeou protestos violentos na ilha do Pacífico. Pela medida, milhares de franceses que se mudaram para o território nos últimos dez anos poderão votar nas eleições locais. Líderes dos kanaks, povo originário que representa pouco mais de quarenta por cento da população, acreditam que a mudança vai enfraquecê-los politicamente.  

Em Israel, os embaixadores da Irlanda, Noruega e Espanha foram convocados ao ministério das Relações Exteriores em Jerusalém para assistirem a um vídeo do momento em que o Hamas agrediu e sequestrou recrutas mulheres em 7 de outubro do ano passado. A convocação foi uma reprimenda ao anúncio de ontem daqueles países de que irão reconhecer um estado Palestino. Na Cisjordânia, milhares compareceram ao funeral de dez dos doze mortos em uma operação israelense de dois dias em Jenin. 25 pessoas ficaram feridas.   

* Com informações da Agência Reuters 

Edição: Web - Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Câmara aprova urgência de PL que equipara aborto ao crime de homicídio

O projeto de lei prevê pena de homicídio simples para aborto após 22 semanas de gestação, inclusive nos casos de gravidez resultante de estupro.

Baixar arquivo
Justiça

Saldo do FGTS precisa repor a inflação, define STF

O Supremo Tribunal Federal definiu que a correção do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço precisa garantir a cada ano, no mínimo, a reposição do índice oficial de inflação, o IPCA. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil: trabalho infantil cresce 25% entre crianças mais novas

Trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos cresceu de 106 mil em 2016 para 132 mil em 2022. É mais frequente entre pessoas negras e na região Norte do País. Levantamento é do  Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta os Estados Unidos no último amistoso para Copa América

A seleção deve ir a campo com: Bento, Danilo, Marquinhos, Beraldo e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Jr e Raphinha.

Baixar arquivo
Economia

Conab vai mudar regras para novo leilão de arroz, diz ministro

O ministro da Agricultura e Pecuária disse que a metodologia usada no leilão para a compra de 300 mil toneladas de arroz não foi eficiente e que a Conab vai assumir a responsabilidade de habilitar participantes. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lula volta a defender a exploração de petróleo na Margem Equatorial

Presidente Lula disse que é favorável à exploração de petróleo na região da costa brasileira que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá, região considerada rica em biodiversidade. Lula também prometeu discutir a desiguladade na Conferência da OIT, que começa nesta quinta-feira (13), na Suiça. 

Baixar arquivo