STF: Toffoli manteve afastamento de Witzel do governo do RJ
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, manteve o afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ao negar o pedido da defesa do político para suspender a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que determinou o afastamento de Witzel do governo por 180 dias.
Toffoli não entrou no mérito da decisão do STJ, apenas reconheceu a possibilidade de se afastar chefes do Executivo e inclusive de prorrogar o afastamento. Ao negar o pedido, Toffoli argumentou que o requerimento da defesa estaria prejudicado já que a Corte Especial do STJ, um órgão colegiado, referendou a decisão monocrática tomada pelo ministro Benedito Gonçalves.
Os defensores do governador chegaram a pedir a suspensão da decisão colegiada do STJ; mas, para Toffoli, a análise desse tipo de julgamento não é admitida juridicamente.
A defesa de Witzel argumentou que a decisão cautelar teria sido tomada sem a indicação de elementos concretos que indicassem risco à instrução processual, além de sustentar que foi suprimido o direito ao contraditório, já que o governador não pode se defender. Além de argumentarem argumentaram que houve desrespeito à soberania popular e evidente pretensão de antecipar a pena.
O governador Wilson Witzel, empresários e outros agentes públicos são alvo de uma operação que apura irregularidades na contratação de hospitais de campanha, compra de respiradores e medicamentos para o combate à covid-19.
O advogado Roberto Podval, que defende Witzel no STF, afirmou que se o Supremo não corrigir tal arbítrio, mais que o governador do Rio, perde a democracia.
Ouça mais:
Em decisão do STJ, Wilson Witzel é afastado do cargo por 180 dias
Witzel diz que faltam provas sobre sua participação em irregularidades
Procurador Eduardo El Hage diz que Rio de Janeiro vive dia triste





Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.