Corte Especial do STJ mantém afastamento de governador de AL

Publicado em 13/10/2022 - 19:12 Por Daniel Ito, da Rádio Nacional - Brasília

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça confirmou o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas — que disputa a reeleição em segundo turno pelo MDB.

Pelo placar de 10 a 2 na votação dos ministros presentes na sessão de julgamentos, Dantas continua afastado do cargo até o dia 31 de dezembro.

Na última terça-feira, o afastamento dele foi determinado pela ministra Laurita Vaz, que é a relatora do caso no STJ. A decisão foi tomada no âmbito da operação Edema, deflagrada com autorização da ministra.

A operação investiga a participação do governador Paulo Dantas em um suposto esquema na Assembleia Legislativa de Alagoas, que consistia na utilização de funcionários fantasmas para realizar saques em dinheiro. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal estimam que, desde 2019, a organização criminosa teria desviado aproximadamente 54 milhões de reais da casa legislativa.

Na sessão desta quinta-feira na Corte Especial do STJ, a relatora Laurita Vaz votou por manter a decisão dela de afastamento de Paulo Dantas. Ela foi acompanhada por nove ministros. Outros dois magistrados votaram contra o afastamento e um não votou por se declarar impedido por razões pessoais.

O governador de Alagoas nega todas as acusações. Em nota publicada na terça-feira, ele disse que está sendo vítima de um “golpe” de uma ala da Polícia Federal que deseja prejudicar a candidatura dele no segundo turno para o governo do Estado.

Edição: Bianca Paiva (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Educação

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
Geral

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justiça

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Esportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo