Cuiabanos sofrem com a fumaça e as altas temperaturas
Fumaça intensa das queimadas no Pantanal e Chapada dos Guimarães ainda atinge Cuiabá, capital de Mato Grosso. A previsão é que ela se dissipe ainda hoje(1º). Pelo segundo dia consecutivo, uma fumaça intensa cobre Cuiabá, capital do Mato Grosso. Essa nuvem preta e cheia de fuligem veio de incêndios florestais no Pantanal e na Chapada dos Guimarães carregada pelo vento.
Além desse fenômeno que dificulta qualquer um respirar, os cuiabanos enfrentam um calor bem intenso, na casa dos 40º graus e uma umidade por volta dos 14%. Mas uma boa notícia é que Corpo de Bombeiros prevê que a fumaça das queimadas vá embora da capital ainda hoje, como conta para a gente, a coordenadora de comunicação social da corporação, a tenente-coronel Sheila Sebalhos.
Apesar da chance de a fumaça não incomodar mais os moradores da capital matogrossense, a possibilidade de o clima ficar mais fresquinho é bem pequena.
Segundo o Inmet- Instituto Nacional de Meteorologia, durante setembro, todo o estado de Mato Grosso deve continuar seco e quente. O meteorologista, Olívio Bahia esclarece que as chuvas só devem ocorrer em outubro.
No Pantanal, os focos de incêndio começaram no dia 21 de julho; e na Chapada dos Guimarães, em 19 de agosto. Mas como ainda falta um mês para as chuvas começarem, existe a possibilidade que os incêndios florestais continuem
Porém, a tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Sheila Sebalhos,explica que as equipes que compõem o CIMAN- Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional trabalham 24 horas por dia no combate ao fogo.
Enquanto os incêndios não são eliminados em Mato Grosso e o calor não passa, a recomendação é muita água e sombra fresca para aguentar o clima quente, seco e cheio de fumaça.