Projeto prevê prisão e multa para quem vender bebida alcoólica para menores

Publicado em 25/02/2015 - 19:27 Por Priscila Rangel - Brasília

A venda de bebidas alcoólicas a menores de idade passa a ser considerada crime, segundo o Projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional nesta terça-feira.

 

A proposta estipula pena de dois a quatro anos de prisão para quem vender, der ou servir álcool a pessoas com menos de 18 anos de idade.

 

Além disso, os estabelecimentos comerciais que descumprirem a lei podem receber multa de 3 mil a 10 mil reais. E caso não façam o pagamento dentro do prazo estipulado, ficam interditados até quitarem o débito.

 

Lorena Brito, da Veloso de Melo Advogados, acredita que a mudança vai deixar os donos de estabelecimentos mais atentos à proibição.

 

SONORA

 

O presidente executivo da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Solmucci Júnior, acredita que a proposta vai na direção correta, mas precisa ser regulamentada com a ajuda do setor.

 

SONORA

 

O analista de sistemas Robson Barros tem dois filhos adolescentes, com 16 e 17 anos. Ele entende que o maior rigor na lei deve vir acompanhado de campanhas educativas.

 

SONORA


A proposta segue agora para sanção presidencial. Antes desse projeto de Lei, a prática de vender bebidas a menores era entendida como contravenção penal, sujeita a pena de prisão simples de dois meses a um ano ou multa.

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo