Comissão do Senado sobre incêndios no Pantanal aprova convite a Salles
Os senadores da Comissão Externa aprovaram convite ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para participar de uma audiência pública sobre a situação dos incêndios no Pantanal. Também devem ser convidados o procurador-geral da República, Augusto Aras, e procuradores de Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A audiência pública realizada no Senado, nesta quarta-feira, discutiu o tema. Há semanas, a região está em chamas. Nos últimos dias, houve, inclusive, aumento no número de focos de incêndio. Bombeiros, brigadistas do Ibama de outros estados, como Distrito Federal e Santa Catarina, e homens da Força Nacional foram enviados para ajudar no trabalho de combate ao fogo.
Pelo menos R$ 10 milhões foram liberados pelo governo federal, além de helicópteros e equipamentos para ajudar na logística da operação.
O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, participou da audiência. E destacou a situação atípica de seca do Pantanal neste ano. Ele apresentou as ações que o instituto vem realizando para combater o problema e agradeceu o apoio de entidades não governamentais e de outras instituições no combate ao fogo.
Também participou da audiência Paulo Teixeira de Sousa, coordenador do Centro de Pesquisa do Pantanal. Ele apresentou algumas sugestões sobre o que deve ser feito para evitar as queimadas e criticou a redução do orçamento para órgãos ambientais e de pesquisa.
Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, reforçou a dificuldade de se combater focos de incêndio em áreas rurais, e sugeriu o uso da frota aérea de produtores rurais no combate ao fogo.
O secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que também participou da audiência na Comissão Externa, lembrou que há uma previsão de seca atípica para a região para os próximos cinco anos.
Ouça também:
Senadores discutem criação de Estatuto do Pantanal
Pantanal: homens da Força Nacional vão reforçar combate a incêndios
Após visita ao Pantanal, senadores pedem reunião com o governo
Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo