Comissão do Senado sobre incêndios no Pantanal aprova convite a Salles

Decisão foi um dos resultados de audiência pública sobre o tema

Publicado em 30/09/2020 - 16:38 Por Sâmia Mendes - Brasília

Os senadores da Comissão Externa aprovaram convite ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para participar de uma audiência pública sobre a situação dos incêndios no Pantanal. Também devem ser convidados o procurador-geral da República, Augusto Aras, e procuradores de Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A audiência pública realizada no Senado, nesta quarta-feira, discutiu o tema. Há semanas, a região está em chamas. Nos últimos dias, houve, inclusive, aumento no número de focos de incêndio. Bombeiros, brigadistas do Ibama de outros estados, como Distrito Federal e Santa Catarina, e homens da Força Nacional foram enviados para ajudar no trabalho de combate ao fogo.

Pelo menos R$ 10 milhões foram liberados pelo governo federal, além de helicópteros e equipamentos para ajudar na logística da operação.

O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, participou da audiência. E destacou a situação atípica de seca do Pantanal neste ano. Ele apresentou as ações que o instituto vem realizando para combater o problema e agradeceu o apoio de entidades não governamentais e de outras instituições no combate ao fogo.

Também participou da audiência Paulo Teixeira de Sousa, coordenador do Centro de Pesquisa do Pantanal. Ele apresentou algumas sugestões sobre o que deve ser feito para evitar as queimadas e criticou a redução do orçamento para órgãos ambientais e de pesquisa.

Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, reforçou a dificuldade de se combater focos de incêndio em áreas rurais, e sugeriu o uso da frota aérea de produtores rurais no combate ao fogo.

O secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que também participou da audiência na Comissão Externa, lembrou que há uma previsão de seca atípica para a região para os próximos cinco anos.

 

Ouça também:

Senadores discutem criação de Estatuto do Pantanal

Pantanal: homens da Força Nacional vão reforçar combate a incêndios

Após visita ao Pantanal, senadores pedem reunião com o governo

Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo