Câmara decide nesta sexta se deputado Daniel Silveira continua preso

Parlamentar defendeu em vídeo destituição dos ministros do STF e AI-5

Publicado em 18/02/2021 - 20:40 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, convocou para esta sexta-feira a sessão plenária que vai decidir se o deputado Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro, continuará preso por ter feito críticas aos ministros do STF.O parlamentar é acusado de atentar contra a democracia e atacar o Poder Judiciário.

A reunião está marcada para 17h. Enquanto o plenário não decide, Silveira vai continuar preso, conforme decisão do juiz Airton Vieira, anunciada nesta quinta-feira. Durante audiência de custódia, no Rio de Janeiro, o magistrado determinou que o deputado seja transferido para o Batalhão da Polícia Militar no Rio, que teria mais condições carcerárias. Até Daniel Silveira estava em uma carceragem na Polícia Federal.

De acordo com o documento de custódia divulgado pela Assessoria do Supremo, a defesa de Daniel Silveira e próprio deputado alegaram que a prisão foi ilegal e que não houve flagrante. No entanto, após ouvir o representante do Ministério Público, que avaliou que não houve ilegalidade, o juiz negou o pedido de relaxamento da prisão do parlamentar, que agora terá que esperar pela decisão do plenário da Câmara dos Deputados.

Também nesta quinta-feira a Polícia Federal informou que, após revista no local onde o deputado federal estava sob custódia, foram encontrados dois celulares. Segundo a PF, foi instaurado um inquérito para apurar como os aparelhos entraram no prédio.

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de prender Silveira foi confirmada na quarta-feira, por unanimidade, pelos 11 ministros do STF. Daniel Silveira foi preso após divulgar um vídeo em que ataca os membros da Corte e defende a volta do AI-5 e da ditadura militar no país.

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo