Admissibilidade da PEC Emergencial deve ser votada amanhã (9)

Proposta prevê a recriação do auxílio emergencial

Publicado em 08/03/2021 - 13:20 Por Graziele Bezerra - Brasília

A PEC Emergencial deve ir à votação na Câmara dos Deputados nesta semana. A proposta prevê a recriação do auxílio emergencial, que poderá ser de quatro parcelas de R$ 250.

Mas, para isso, o governo vai ter que maneirar nos gastos e não vai poder, por exemplo, aumentar salários no funcionalismo, abrir concursos públicos ou criar cargos e despesas obrigatórias.

Sem revelar se pretende promover grandes mudanças no texto já aprovado pelo senado, o relator da proposta na câmara, deputado Daniel Freitas, do PSL de Santa Catarina, diz que o momento é de debate.

Sonora: “Precisamos fazer o Brasil voltar a crescer. Então, essa PEC emergencial ela é um marco fiscal, novo marco fiscal e é assim, com essa responsabilidade que nós vamos tratar o assunto.”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, considera que a medida é importante para manter de pé a economia, sem comprometer a saúde do brasileiro.

Sonora: “Essa é a PEC mais importante, porque ela tem o compromisso com a saúde e, ao mesmo tempo, o compromisso com a responsabilidade fiscal. É um protocolo para a retomada do crescimento. Nós temos que auxiliar, nessa onda, nessa pandemia, essa tragédia que voltou a nos atingir, nós sempre temos que estar prontos a agir.”

A expectativa da presidência da Câmara dos Deputados é que o texto tenha sua admissibilidade aprovada já na terça-feira (9), e o primeiro e o segundo turnos no dia seguinte, se tiver acordo com a maioria dos líderes.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo