Admissibilidade da PEC Emergencial deve ser votada amanhã (9)

Proposta prevê a recriação do auxílio emergencial

Publicado em 08/03/2021 - 13:20 Por Graziele Bezerra - Brasília

A PEC Emergencial deve ir à votação na Câmara dos Deputados nesta semana. A proposta prevê a recriação do auxílio emergencial, que poderá ser de quatro parcelas de R$ 250.

Mas, para isso, o governo vai ter que maneirar nos gastos e não vai poder, por exemplo, aumentar salários no funcionalismo, abrir concursos públicos ou criar cargos e despesas obrigatórias.

Sem revelar se pretende promover grandes mudanças no texto já aprovado pelo senado, o relator da proposta na câmara, deputado Daniel Freitas, do PSL de Santa Catarina, diz que o momento é de debate.

Sonora: “Precisamos fazer o Brasil voltar a crescer. Então, essa PEC emergencial ela é um marco fiscal, novo marco fiscal e é assim, com essa responsabilidade que nós vamos tratar o assunto.”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, considera que a medida é importante para manter de pé a economia, sem comprometer a saúde do brasileiro.

Sonora: “Essa é a PEC mais importante, porque ela tem o compromisso com a saúde e, ao mesmo tempo, o compromisso com a responsabilidade fiscal. É um protocolo para a retomada do crescimento. Nós temos que auxiliar, nessa onda, nessa pandemia, essa tragédia que voltou a nos atingir, nós sempre temos que estar prontos a agir.”

A expectativa da presidência da Câmara dos Deputados é que o texto tenha sua admissibilidade aprovada já na terça-feira (9), e o primeiro e o segundo turnos no dia seguinte, se tiver acordo com a maioria dos líderes.

 

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo