Bolsonaro faz discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU

Publicado em 21/09/2021 - 09:58 Por Gabriella Noronha - Enviada especial da Rádio Nacional - Nova York

Daqui a pouco, às 9h no horário daqui de Nova York e às 10h pelo horário de Brasília, começa a 76ª Assembleia das Nações Unidas. Seguindo a tradição, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, será o primeiro a fazer o discurso. 

Entre os assuntos que devem ser abordados pelo presidente está o avanço do Plano Nacional de Imunização. O governo brasileiro quer mostrar ao mundo que investiu na vacinação contra a covid-19 e na vigilância sanitária de variantes do coronavírus. Além disso, Bolsonaro deve falar sobre a retomada da economia após a pandemia, meio ambiente e destacar a atuação do país no combate ao desmatamento.  

Na segunda-feira (20), o presidente Bolsonaro se encontrou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, os líderes dos países falaram sobre a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que está marcada para novembro, no Reino Unido, e sobre o apoio de Boris Johnson a uma vaga do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Outro assunto tratado na reunião foi a parceria entre a Fiocruz, a universidade inglesa de Oxford e a AstraZeneca, que vai garantir ao Brasil a produção inteiramente nacional de vacinas contra a covid-19.

O ponto principal que será abordado pelos países durante a Assembleia da ONU é a pandemia causada pelo coronavírus, e de que forma é possível garantir a recuperação e reconstrução global após a crise mundial causada pela infecção. 

O evento deve reunir mais de 100 líderes na sede da organização, aqui em Nova York.  Neste ano, a cerimônia volta a ser presencial, mas alguns líderes devem enviar mensagens gravadas.

Edição: Raquel Mariano / Nathália Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Lançada no Rio a Campanha Natal sem Fome que completa 27 anos

Com expectativa de arrecadar R$ 30 milhões em doações para a compra de alimentos,  a ONG Ação da Cidadania, lançou neste domingo, no Rio, a campanha “Natal sem Fome”.

Baixar arquivo
Economia

Nascidos em outubro recebem a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Os recursos serão creditados na Poupança Social Digital e esse público pode sacar ou transferir o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo