TSE: Pix pode ser usado para doações a partidos políticos

Desde que feitos por pessoas físicas, para chaves com CPF

Publicado em 01/06/2022 - 16:45 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O método de pagamento instantâneo que passou a ser bastante usado no Brasil, o Pix, agora pode ser utilizado para doações a partidos políticos, desde que feitos por pessoas físicas, para chaves com CPF. É o que decidiram, unanimemente, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, depois do questionamento feito pelo PSD, Partido Social Democrático.

Ao concordar com as possibilidades, o relator da consulta, ministro Sérgio Banhos, argumentou que as transações por meio de Pix devem ser feitas somente na modalidade CPF, justamente para garantir a identificação e para permitir o rastreio das movimentações financeiras.

Ao fazer a leitura do voto, Sérgio Banhos destacou que as movimentações via Pix devem respeitar as demais regras de financiamento e de contabilidade do partido, incluindo as fontes de verba que são proibidas, como empresas privadas.

Os membros da corte também autorizaram que as contribuições financeiras via Pix sejam destinadas para as contas de outros recursos e/ou doações de campanha. Também foi autorizado o pagamento via Pix, pelas contas de outros recursos e do fundo partidário, independente do período eleitoral. O PSD ainda questionou se seria permitida a venda de convites para eventos como forma de arrecadar recursos na conta de campanha do partido, fora do período eleitoral, também mediante Pix. Essa possibilidade foi autorizada pelos ministros do TSE.

A utilização do PIix para pagamento e gastos referentes a campanhas eleitorais já está prevista na norma que trata da prestação de contas de partidos e candidatos, atualizada pelo Tribunal.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

Oito doutorandos indígenas vão fazer intercâmbio na França

O programa Guatá de bolsas de mobilidade é iniciativa da Embaixada da França no Brasil que seleciona estudantes indígenas para o intercâmbio de seis a dez meses em universidades do país europeu.

Baixar arquivo
Saúde

RJ sedia primeira Conferência dos Institutos de Saúde do G20

O objetivo é debater prevenção, resposta, colaboração e financiamento para atuais e futuras emergências sanitárias, além de formas de apoiar as prioridades do bloco econômico. 

Baixar arquivo
Educação

Dados da ONU: quase metade das crianças refugiadas está fora da escola

Mais de 7 milhões de crianças refugiadas estão fora da escola. É o que revela o relatório da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados. Esse número é quase a metade das 14,8 milhões de crianças refugiadas em idade escolar do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil celebra melhor campanha paralímpica com 89 medalhas em Paris

O Brasil fez a melhor campanha da história nos Jogos Paralímpicos em Paris.

O país ficou em quinto lugar geral com 89 medalhas.

Foram 25 medalhas de ouro; 26 de prata; e 38 de bronze. Superando as 72 conquistas em Tóquio 2020 e na Rio-2016.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil registra aumento de 104% nos focos de queimadas em 2024

O Brasil está prestes a ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndio em 2024. 

O número é 104% maior em comparação ao mesmo período de 2023, com quase 78 mil focos.

Baixar arquivo