Conheça o plano de governo de Jair Bolsonaro para os próximos 4 anos

Série de reportagens traz um candidato à Presidência do Brasil por dia

Publicado em 19/08/2022 - 07:47 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O programa de governo do candidato a presidência Jair Bolsonaro e do vice Braga Netto, na coligação Pelo Bem do Brasil, é intitulado Caminho da Prosperidade – Construindo uma Grande Nação. Na proposta pela reeleição está: estimular o empreendedorismo; manter a reforma trabalhista, formalizar a atividade de trabalhadores por aplicativo e os rurais. O programa se compromete, também, a manter o valor de R$ 600, no Auxílio Brasil, a partir de janeiro.

Outra proposta é promover a entrada do Brasil na OCDE, viabilizar a privatização de empresas públicas e estimular a mineração. Investir no agronegócio e aumentar a produção nacional de fertilizantes. Ampliar o acesso à internet 5G para setores essenciais da sociedade.

Na Saúde, o plano é fortalecer a atenção primária, melhorar a gestão do SUS, com articulação entre os setores público e privado. Na educação, políticas públicas com foco na Educação Especial e de Jovens e Adultos e no ensino técnico profissionalizante. Também prevê investimento na educação básica, para recuperar o ensino afetado durante a pandemia.

O documento também propõe a implantação do Sistema Nacional de Cultura, para fomento do setor; e aumento no número de municípios com acesso a saneamento básico e água potável. O plano da chapa é, ainda, gerar e ofertar energia sustentável, renovável e limpa, para promover a proteção do meio ambiente e reduzir o preço da energia e do gás de cozinha. A ideia é ampliar as políticas de combate ao desmatamento ilegal; promover o turismo em terras indígenas e incentivar atividades produtivas nas aldeias.

No assunto segurança pública, investir nos órgãos de segurança e nas Forças Armadas.

 

Edição: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo