FAB inicia controle do espaço aéreo Yanomami

Publicado em 01/02/2023 - 14:26 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois do decreto presidencial que autoriza a Aeronáutica a controlar o espaço aéreo do território indígena Yanomami, em Roraima, a FAB, Força Aérea Brasileira, ativou, nesta quarta-feira (01), a ZIDA, Zona de Identificação de Defesa Aérea, como parte da Operação Escudo Yanomami. 

Essa zona é dividida em três áreas: a área branca – a reservada – que autoriza voos na área, apenas acima de determinada altitude. A área amarela – a restrita – permite a circulação de aeronaves com plano de voo e em contato com o órgão de controle. E na área vermelha – a proibida – é permitida a circulação apenas de aviões da FAB ou de órgãos envolvidos na operação Escudo Yanomami. 

Segundo a FAB, a ideia é aumentar a capacidade “Defesa Aérea” no combate ao garimpo ilegal da área da Terra Indígena Yanomami. Com isso, qualquer aeronave que sobrevoar a região controlada pela força aérea fica sujeita às medidas de policiamento do espaço aéreo.

Para intensificar o controle do espaço aéreo e impedir a circulação de aviões utilizados por garimpeiros na região, a FAB vai instalar, ainda, um radar, que aumenta a capacidade de detectar e controlar a presença de aeronaves proibidas. Apesar disso, outras duas aeronaves radar já circulam na região. 

O decreto assinado pelo Presidente Lula, na última segunda-feira, permite que a FAB realize o controle do espaço aéreo e que polícia Federal e IBAMA, por exemplo, interditem aviões e equipamentos de apoio ao garimpo ilegal. Essa atividade é uma das causas da crise humanitária vivida por Yanomamis, em Roraima, onde já morreram mais de 500 indígenas, vítimas de desnutrição e doenças evitáveis. 

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Resistência da cultura na ditadura: sambistas criticavam a pobreza

No mês que completa 60 anos do golpe a Rádio MEC preparou o especial "Resistência da Cultura na Ditadura", que conta como a Música Popular Brasileira, o Samba, o Soul, o cinema e o teatro resistiram a censura e as perseguições. Nesta segunda reportagem você va

Baixar arquivo
Saúde

Comuns nos centros urbanos, pombos são vetores de doenças graves

Especialista alerta para a importância de cuidados como o controle populacional dos animais, bem como a limpeza de parapeitos e buracos de ar-condicionado.

Baixar arquivo
Cultura

Ziraldo, o pai do Menino Maluquinho, morre aos 91 anos

Ziraldo se destacou para além da arte de criar com cores e palavras. Ele foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim” e atuou com resistência, humor e cultura contra a ditadura militar brasileira.

Baixar arquivo
Internacional

Governo brasileiro condena invasão de embaixada do México no Equador

O governo brasileiro condenou a ação da polícia equatoriana em Quito, na noite dessa sexta-feira (5).

Baixar arquivo
Política

Movimentos Sociais apresentam demandas para o presidente Lula

Integrantes de diversos segmentos sociais foram recebidos pelo presidente Lula, neste sábado, para uma avaliação ampla do governo, desde o início deste terceiro mandato. O encontro foi em uma das residências oficiais, a Granja do Torto, em Brasília.

Baixar arquivo
Cultura

Saiu resultado da primeira fase do Rouanet nas Favelas

A primeira fase do programa Rouanet nas Favelas já tem resultado disponível no site do Ministério da Cultura. A lista traz todos os 330 projetos inscritos, com a indicação de quais cumpriram as exigências do edital e estão habilitados a seguir no processo seletivo.

Baixar arquivo