Senado aprova projeto que cria alas para LGBTQIA+ no sistema prisional

Matéria segue para análise da Câmara dos Deputados

Publicado em 23/05/2024 - 10:00 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar que estabelece proteção à população LGBTQIA+ em privação de liberdade. O texto teve 62 votos favoráveis e dois contrários em sessão plenária nesta quarta-feira (22), segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

A proposta altera a lei que criou o Fundo Penitenciário Nacional para viabilizar a construção ou adaptação de alas prisionais em quantidades apropriadas, que atendam a essa população.

De acordo com o projeto, será considerada a autodeclaração de gênero. O texto também propõe a capacitação continuada dos profissionais do sistema prisional e o condicionamento dos repasses de recursos aos estados e municípios conforme apresentação de relatório anual de atividades de combate à discriminação.

Por sugestão do plenário, a matéria, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), determina que os estabelecimentos prisionais específicos, celas, alas ou galerias que sejam destinadas à população LGBTQIA+ tenham iguais condições de salubridade dos demais.

O relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), incluiu no texto outras três emendas debatidas na Comissão de Direitos Humanos, entre as quais a autonomia de pessoa privada de liberdade para declarar a própria identidade.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Aulas voltam a ser suspensas em Porto Alegre nesta sexta-feira (24)

A decisão veio depois das fortes chuvas que caíram na capital do Rio Grande do Sul nesta quinta. A prefeito da cidade, Sebastião Melo, anunciou também o fechamento das comportas das barragens, para tentar regular a subida do nível dos rios e lagos. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Bahia joga contra Criciúma

Nesta quinta-feira, a bola rola também para Botafogo de Ribeirão Preto e Palmeiras; Cuiabá e Goiás; Ceará e CRB; São Paulo e Águia de Marabá.

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde não podem excluir pacientes com autismo

A decisão, em caráter liminar, é da Juíza Substituta da 1ª Vara Cível de Brasília. A medida ocorre após sucessivas denúncias de cancelamentos de forma unilateral por parte da Amil Assistência Médica Internacional e a Allcare Administradora de Benefícios

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: acidente em comício no México deixa nove mortos

Ventos fortes provocaram a queda do palco. E mais: China inicia exercícios militares no entorno de Taiwan; Israel convoca embaixadores da Irlanda, Noruega e Espanha para assistirem a um vídeo do Hamas agredindo e sequestrando mulheres em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Dívidas prejudicam países em desenvolvimento, diz Lula

A declaração fez parte do discurso dado pelo presidente brasileiro, que recebeu o presidente de Benin, país africano, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Baixar arquivo
Geral

Natureza Viva reestreia na grade da Nacional da Amazônia

Após um intervalo de quatro anos, o Natureza Viva reestreia na grade da Nacional da Amazônia no dia 2 de junho. O programa será veiculado ao vivo, das 9h às 10h.  E quem anuncia a volta do programa às ondas do rádio é Mara Régia, apresentadora do programa.

Baixar arquivo