Ministério da Saúde tem reunião com representantes de duas vacinas

Venda da Covaxin e da Sputnik V para o Brasil está em negociação

Publicado em 05/02/2021 - 19:45 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério da Saúde recebeu nesta sexta-feira os representantes no Brasil de duas vacinas que ainda não tiveram autorização para fazer uso emergencial no país. As reuniões foram com os executivos da União Química, que representam a vacina Sputnik V, do instituto russo Gamaleya; e com a Precisa Medicamentos, que apresentou informações sobre a Covaxin, da farmacêutica indiana Bharat Biotech.

Também nesta sexta, o ministro Eduardo Pazuello participou de um evento na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. No discurso, ele afirmou que, além da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca, o ministério tem interesse em outras vacinas. A expectativa é que esses outros imunizantes entreguem 30 milhões de doses até o fim do mês que vem.

O ministro destacou que, em todos os casos, a autorização da Anvisa é indispensável.

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira a medida provisória sobre a adesão do Brasil ao consórcio internacional de vacinas Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde. Mas os parlamentares alteraram o texto para dispensar a assinatura de termo de compromisso para quem vai ser vacinado e a exigência de testes de fase 3, com voluntários, no país.

Os parlamentares também reduziram para cinco dias o prazo para a Anvisa analisar os pedidos de uso emergencial de vacinas. Até agora, esse prazo é de até 10 para os imunizantes pesquisados no Brasil e até 30 dias para os demais.

Logo após a aprovação desse texto, o presidente Jair Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais, ao lado do diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres. Bolsonaro perguntou como a agência reguladora faria para lidar com a redução drástica de prazos.

Barra Torres respondeu que a Anvisa já trabalha o mais rápido possível, com o cuidado de garantir a segurança das vacinas.

Na semana que vem tem reunião da diretoria colegiada da Anvisa. Na pauta está a possibilidade de liberar automaticamente todas as vacinas que cheguem ao país por meio do consórcio Covax Facility.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo