Rodrigo Pacheco vai apresentar projeto de lei sobre compra de vacinas

Ideia é que compra seja por estados, municípios e iniciativa privada

Publicado em segunda-feira, 22 Fevereiro, 2021 - 22:14 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nessa segunda-feira (22), que vai apresentar projeto de lei que possibilite a compra de vacinas contra a covid-19 diretamente pelos estados e municípios e também pela iniciativa privada.

 Após deixar uma reunião com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Pacheco disse que vai debater com o presidente da Câmara, Arthur Lira, um texto que facilite à União permitir que estados e municípios adquiram as vacinas, desde que assumam os riscos contratuais.

A proposta também deve autorizar a iniciativa privada a comprar e vender os imunizantes contra a covid.

No entanto, antes mesmo de sair do papel a proposta já é alvo de polêmica. Para o Senador, Humberto Costa, do PT da Bahia, é um caminho equivocado, já que o governo federal ainda não garantiu o acesso à vacina de forma igualitária e gratuita à toda  população brasileira.

A ideia do presidente do Senado é destravar as negociações que não conseguem avançar entre o governo federal e os laboratórios da Jonhson&Jonhson e Pfizer.

Isso porque existe um impasse sobre regras contratuais. Uma delas,  por exemplo, é a exigência dos laboratórios de que seja assinado um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina. O ministro da Saúde já disse que o governo não aceita essa exigência.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Março Amarelo chama a atenção para os cuidados com a endometriose

Quase sete milhões de brasileiras têm diagnóstico de endometriose. A doença é crônica, mas tem tratamento. 

O mês de março é dedicado a alertar para os cuidados com a doença que pode causar fortes dores e até a infertilidade. 

Baixar arquivo
Política

Compra de vacinas contra covid-19 deve ser analisada no Congresso

Além dessas propostas,  expectativa também da Câmara para a escolha do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e ainda os andamentos dos processos no Conselho de ética.

Baixar arquivo
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial das Doenças Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo