Rodrigo Pacheco vai apresentar projeto de lei sobre compra de vacinas
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nessa segunda-feira (22), que vai apresentar projeto de lei que possibilite a compra de vacinas contra a covid-19 diretamente pelos estados e municípios e também pela iniciativa privada.
Após deixar uma reunião com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Pacheco disse que vai debater com o presidente da Câmara, Arthur Lira, um texto que facilite à União permitir que estados e municípios adquiram as vacinas, desde que assumam os riscos contratuais.
A proposta também deve autorizar a iniciativa privada a comprar e vender os imunizantes contra a covid.
No entanto, antes mesmo de sair do papel a proposta já é alvo de polêmica. Para o Senador, Humberto Costa, do PT da Bahia, é um caminho equivocado, já que o governo federal ainda não garantiu o acesso à vacina de forma igualitária e gratuita à toda população brasileira.
A ideia do presidente do Senado é destravar as negociações que não conseguem avançar entre o governo federal e os laboratórios da Jonhson&Jonhson e Pfizer.
Isso porque existe um impasse sobre regras contratuais. Uma delas, por exemplo, é a exigência dos laboratórios de que seja assinado um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina. O ministro da Saúde já disse que o governo não aceita essa exigência.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 01/10/2024 - Coletiva de imprensa, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), sobre as eleições municipais com as participações da diretora-geral Eline Íris, e do secretário de Tecnologia da Informação Michel Kovacs, no Palácio da Democracia, centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 18/12/2024 O Congresso Nacional realiza sessão semipresencial para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. (Senadores e Deputados da oposição e do governo negociam antes da votação da LDO). Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília - O dia do índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943, A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 19/06/2024 Deputado Sóstenes Cavalcante autor do Projeto de lei que equipara o aborto a homicídio durante coletiva com a bancada evangélica da Câmara. Obs: O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira mandou acabar a entrevista. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 18/12/2024 Senado durante sessão plenária para apreciar e votar projetos de lei. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)