Pandemia provoca queda no diagnóstico da hanseníase no país

Publicado em 09/02/2022 - 18:39 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de covid-19 provocou uma queda significativa no diagnóstico de novos casos de hanseníase, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em 2019, o Brasil notificou cerca de 27 mil casos da doença. Já em 2020, primeiro ano da pandemia, esse número caiu para cerca de 18 mil diagnósticos e no ano passado foram notificados apenas 15 mil casos, 45% a menos que no período pré-pandêmico.

A médica e coordenadora do departamento de hanseníase na Sociedade de Dermatologia, Sandra Durães, explica a relação da pandemia com a baixa nas notificações da doença. "Houve uma diminuição no atendimento para evitar aglomerações e os próprios pacientes ficaram receosos em comparecer às unidades de saúde".

A transmissão da hanseníase se dá por meio do contato com gotículas de saliva ou secreções nasais de um infectado que não está realizando tratamento.

Os primeiros sintomas da doença são manchas brancas e vermelhas na pele e caroços. Sandra Durães destaca que a hanseníase tem cura e reforça a importância de um diagnóstico precoce para evitar sequelas. "A hanseníase tem cura, mas ela pode ser uma cura com ou sem sequelas. Se o paciente tiver um diagnóstico precoce e fizer um tratamento precoce vai haver uma cura sem sequelas".

O tratamento da hanseníase é gratuito e oferecido pelo SUS. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão e o paciente pode conviver normalmente em meio à sociedade. O tratamento varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogado em casos específicos.

*Com produção de Daiana Victor e supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Esportes

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo