Governo reforça a importância da vacina contra covid-19 para crianças

Publicado em 04/06/2024 - 21:44 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional * - Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde reforçou, nesta terça-feira (4), a importância da vacina contra a covid-19 para crianças. A medida tem o objetivo de frear o avanço, na Câmara dos Deputados, de projeto de decreto legislativo que quer excluir a vacina do calendário infantil.

A iniciativa da deputada Julia Zanatta, (PL/SC) tenta suspender a incorporação do imunizante ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos. Desde o começo do ano, todas as crianças nessa faixa etária devem receber as duas doses que compõem o esquema básico. 

O Ministério da Saúde destacou que a inclusão da vacina contra a covid-19 no calendário infantil foi feita com base em evidências científicas internacionais, além de dados epidemiológicos relacionados a casos e óbitos provocados pela doença no Brasil ao longo dos últimos anos.

Além disso, o novo esquema de vacinação contra a doença, recomenda doses semestrais ou anuais para os públicos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades. 

O vice-presidente da sociedade brasileira de infectologia, Sérgio Cimerman, ressalta a importância de manter o cartão de vacina atualizado.

"Minimizar a questão da hospitalização e como consequência a da mortalidade. Se conseguirmos isso, pode até ter uma covid, mas leve, que vai ser transitória e rápida. E sem sintomas ruins para a pessoa. E a vacinação ajuda a evitar a síndrome da covid longa". 

Há algumas semanas, o Programa Nacional de Imunizações começou a distribuir as doses da vacina monovalente atualizada, que protege também contra a variante XBB, a mais infecciosa atualmente. Mas por enquanto não está prevista a aplicação de uma nova dose de reforço para o público geral. Cimerman explica porque a vacinação neste momento é voltada para as pessoas mais vulneráveis.

"Porque não existem doses fabricadas para atender a toda a população. A gente tem que entender que a população não é só do Brasil. Temos população a nível mundial onde tem distribuição dessa vacina atualizada. Temos que mostrar pro ministério que essas populações vulneráveis vão fazer uso, vão ter uma efetividade adequada e num segundo momento consegue-se a produção de novas doses para atender a população geral". 

A nota do Ministério da Saúde lembra ainda que a incorporação do imunizante no calendário básico do SUS teve o apoio de entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

A vacinação das crianças também conta com aprovações regulatórias internacionais de instituições como a Organização Mundial da Saúde e o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Marielle: STF analisa nesta semana denúncia contra supostos mandantes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar a denúncia contra os supostos mandantes do assassinato de Marielle Franco nesta terça-feira. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Justiça

Liderança brigadista é assassinado no Tocantins

Um brigadista referência na Ilha do Bananal, em Tocantins, foi morto a tiros na porta da casa da irmã no sábado (15), antes de começar a temporada de combate ao fogo na região. Em nota, o Ibama lamentou a morte de Sidiney de Oliveira Silva, mais conhecido como Nenê.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tempestade repentina destelha casas e comércio em São Luiz Gonzaga

Uma intensa tempestade, destelhou mil e duzentas casas em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. A prefeitura calcula que cerca de 15 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal, na noite de sábado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca no Rio Acre leva a decretação de estado de emergência

O nível do rio Acre, em Rio Branco, chegou a apenas 1 metro e 95 centímetros neste domingo, de acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisadores encontraram 11 onças pintadas na Serra do Mar

Pesquisadores encontraram e monitoram 11 onças pintadas em área da Mata Atlântica na Serra do Mar, que engloba um território de mais de 6.500 quilômetros quadrados, em São Paulo, no Paraná, até o norte de Santa Catarina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil garante duas medalhas de ouro com o karatê nos Jogos dos Brics

O Brasil já tem dois ouros nos jogos do Brics, que acontecem na cidade de Kazan, na Rússia. As duas vitórias vieram com a equipe feminina de karatê.

Baixar arquivo