SP: Defensoria Pública contesta edital de compras de Câmeras Corporais

Ofício aponta falhas que abrem brechas para a violência policial

Publicado em 28/05/2024 - 15:57 Por Nelson Lin - São Paulo

A Defensoria Pública de São Paulo em conjunto com a Conectas Direitos Humanos enviou um ofício ao presidente do STF apontando falhas no novo edital elaborado pelo governo do estado para a contratação das novas câmeras corporais da Policia Militar.

Segundo o documento, assinado pelas defensoras Fernanda Balera, Surrailly Youssef e Cecilia Ferreira, o edital não coloca o uso das câmeras corporais com finalidade de reforçar a transparência e legitimidade das ações dos agentes de segurança pública ou controlar o uso da força por parte dos policiais.

Além disso, também destacam que o edital ao permitir que o próprio agente de segurança ative ou desative a câmera representa um retrocesso, pois não garante que  o turno completo de 12 horas do policial seja gravado pelos novos equipamentos, trazendo menos transparência na atuação das forças de segurança do estado.

O ofício da defensoria também aponta que o uso de reconhecimento facial nas novas câmeras não representa um avanço, pois testes feitos tanto no país como no exterior, mostram que essas tecnologias não são precisas. 

No entanto, a secretaria de Segurança Pública defende o atual edital afirmando que os equipamentos de gravação ininterrupta apresentam alguns problemas técnicos, como baixa resolução de imagens e de duração das baterias. Outro ponto levantado pela secretaria é o aumento dos custos de armazenamento com o atual sistema, já que boa parte do material captado não é aproveitada. 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Educação

Estudantes pré-selecionados no Fies já podem contratar o financiamento

O processo pode ser feito por meio do aplicativo Fies Caixa, por aqueles que já tiveram a inscrição validada pela instituição de ensino superior para a qual se inscreveram.

Baixar arquivo
Geral

Artistas de 20 países discutem justiça climática em fórum na Amazônia

O evento ocorre um ano antes da Copa 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será sediada na capital paraense em 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Exército auxilia no combate a incêndio em terra indígena no Pará

Integrantes do Comando Militar do Norte estão atuando no município paraense de Bom Jesus do Tocantins. Eles contam com o apoio de máquinas pesadas para lidar com as chamas.

Baixar arquivo
Cultura

Viva Maria destaca as heroínas esquecidas da história brasileira

Maria Navalha, Maria Firmina dos Reis e Maria Quitéria são importantes personagens femininas que terão sua trajetória de vida contada na peça teatral “Marias: Realezas Brasilianas”.

Baixar arquivo
Geral

AGU entra com primeira ação por danos climáticos na Amazônia

O ICMBio, representado pela AGU, encaminhou, à Justiça Federal do Pará uma ação que pede a indenização de R$ 635 milhões para a reparação dos danos climáticos causados no Parque Nacional do Jamanxim, na Amazônia, um dos que mais sofrem com o desmatamento.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Minas Gerais é o estado com o maior número de incêndios no Brasil

Cerca de 18% dos incêndios florestais detectados no país nas últimas 24 horas estão no estado, que registrou mais de 3.500 focos desde o início do mês de setembro.

Baixar arquivo