logo Agência Brasil
Politics

No Nordeste, cinco capitais definem disputa eleitoral no 1° turno

Maceió, Recife, Salvador, Teresina e São Luís já têm prefeitos eleitos
Baixar
Paula de Castro - repórter da Rádio Nacional
06/10/2024 - 23:31
Brasília
Valparaíso (GO), 06/10/2024 - Eleitores durante dia de votação nas eleições 2024. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil

Na região Nordeste, segundo maior eleitorado do país, cinco capitais elegeram os prefeitos no primeiro turno. São elas: Maceió, Recife, Salvador, Teresina e São Luís. Já Aracajú, Fortaleza, Natal e João Pessoa vão ter segundo turno no dia 27 de outubro.

Em Pernambuco, o prefeito de Recife, João Campos do PSB foi reeleito com 78% dos votos válidos neste domingo. Ele é neto do ex-governador Miguel Arraes, que comandou o estado em três ocasiões, e filho do ex-governador Eduardo Campos, que esteve à frente do estado por um mandato.

A prefeitura de Maceió em Alagoas será comandada novamente por JHC, do PL, que venceu com 83% dos votos válidos. O resultado comprovou as tendências das pesquisas de intenção de votos, que mostrou João Henrique Caldas à frente dos adversários durante toda a campanha.

Em Salvador na Bahia, outra reeleição: Bruno Reis, do partido União Brasil, teve 78% dos votos válidos. O político vai comandar a capital baiana por mais quatro anos, com Ana Paula Matos do PDT como vice.

O candidato Eduardo Braide, do PSD, também foi reeleito com 70% dos votos válidos em São Luís, capital do Maranhão. Braide tem 48 anos e assume novamente com a vice-prefeita Professora Esmênia, também do PSD.  

Já Teresina, no Piauí, elegeu Silvio Mendes, do União Brasil, com 52% dos votos válidos. Mendes tem 75 anos e retorna ao comando do município, do qual foi prefeito de 2005 a 2010.  

A prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, será disputada por Paulinho Freire, do União, e Natália Bonavides, do PT, no segundo turno. Freire teve 44% dos votos válidos e Bonavides teve 28%.

Já em Aracaju foram para o segundo turno Emília Corrêa do PL e Luiz Roberto do PDT. Emília ficou na frente com 41% dos votos válidos e Luiz Roberto com 23%.