logo Agência Brasil
International

Coreia do Sul: sistema de transporte aéreo passará por inspeção

Baixar
William Martins - TV Brasil *
30/12/2024 - 21:26
Brasília
Trabalhadores de resgate atuam em operação de salvamento após acidente com avião no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul
29/12/2024
REUTERS/Kim Hong-Ji
© REUTERS/Kim Hong-Ji/Proibida reprodução

Após o acidente de avião que matou 179 pessoas no aeroporto internacional de Muan, o governo sul-coreano anunciou que fará uma inspeção geral nas operações do transporte aéreo do país.

O presidente da Coreia do Sul em exercício, Choi Sang-Mok, afirmou que a inspeção de emergência começou nesta segunda-feira (30), para garantir a segurança dos passageiros e prevenir acidentes como o que ocorreu ontem.

A aeronave da empresa Jeju Air, que saiu de Bangkok, ao tentar pousar no aeroporto de Muan, cidade ao sul do país, deslizou na pista após uma suposta falha no sistema do trem de pouso, até bater num muro e explodir. Os 175 passageiros a bordo e quatro tripulantes morreram. Apenas duas pessoas escaparam.

A prioridade do governo sul-coreano, agora, é concluir a identificação das vítimas e avançar nas investigações para descobrir a causa do acidente.

As autoridades trabalham com a hipótese de o avião ter colidido com pássaros.

E hoje,  poucas horas depois da tragédia, outro avião da mesma empresa aérea teve que pousar logo após a decolagem, também por causa de um suposto problema com o sistema de pouso.

Rússia x Ucrânia

Rússia e Ucrânia realizaram mais uma troca de prisioneiros nesta segunda. Cada um dos países libertaram 150 pessoas, totalizando 300 combatentes da guerra que já dura quase três anos. Esta foi a 59ª troca desde o início do conflito, e uma das maiores até agora.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, afirmou que os soldados ucranianos já retornaram para casa. Os prisioneiros russos foram libertados no território da Bielorússia e, de lá, partem para o seu país.

Tailândia

Em Bangkok, capital da Tailândia, três estrangeiros morreram após um incêndio em um hotel. Entre as vítimas, estava a turista brasileira, Carolina Canales. Ela era médica do estado de Alagoas e morreu no local. Um americano e um ucraniano foram declarados mortos no hospital. O incêndio começou no quinto andar do Ember hotel, localizado em uma região bastante popular entre os mochileiros. As causas do incêndio ainda são investigadas.

*Com informações da Agência Reuters