Ministério reforça ações contra dengue, zika e chikungunya
![Rafael Nascimento/MS Rio de Janeiro (RJ), 14/12/2024 - Ministra da saúde participa de ação de prevenção à Dengue na comunidade Caju no Rio de Janeiro. Foto: Rafael Nascimento/MS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Dez estados e o Distrito Federal apresentam tendência de aumento de casos de dengue, zika e chikungunya em 2025.
Por isso, o Ministério da Saúde intensificou a campanha de conscientização e mobilização contra essas arboviroses.
Somente neste ano, já foram registrados mais de 93 mil casos de dengue, com 11 mortes confirmadas e 104 óbitos em investigação. A campanha visa reforçar ações de vigilância, prevenção e vacinação para reduzir casos e mortes com diagnóstico precoce e assistência médica.
O período chuvoso, associado ao calor, favorece a proliferação do Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.
O ciclo vacinal da dengue é composto por duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre elas. Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, a procura pela vacina é baixa entre adolescentes de 10 a 14 anos, o que compromete a proteção no longo prazo.
O Instituto Butantan divulgou que a vacina da chikungunya manteve com sucesso a produção de anticorpos em 98% dos adolescentes vacinados ao longo de 12 meses.
Além disso, a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Butantan está em produção e aguarda aprovação da Anvisa para distribuição. A expectativa é de entregar 1 milhão de doses ainda neste ano e mais 100 milhões até 2027. Caso seja aprovada, será o primeiro imunizante do mundo em dose única contra a dengue.
![PCPI/Divulgação Parnaíba (PI), 06/01/2025 - Carro do IML da Polícia Civil que acompanha o caso do envenenamento de pessoas. Foto: PCPI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 18/11/2024 – Pessoas saõ vistas com seus guarda chuvas durante chuvana Esplanada dos Ministérios.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Palmas (TO) - Indígenas brasileiros fazem cursos de informática na](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Militar SP/Divulgação Brasília (DF), 20/01/2025 - Armas de bolinhas de gel. Foto: Polícia Militar SP/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)