logo Agência Brasil
General

Itamaraty alerta para tráfico de pessoas para o Sudeste Asiático

Brasileiros são atraídos por vagas falsas na área de tecnologia
Baixar
Gabriel Brum
16/02/2025 - 12:42
Brasília
Brasília (DF), 12/02/2025 - Dois brasileiros fogem de trabalho escravo em Mianmar. Luckas Viana dos Santos, de 31 anos, e Phelipe de Moura Ferreira, de 26 anos. Foto:  Antônio Carlos Ferreira/Arquivo Pessoal
© Antônio Carlos Ferreira/Arquivo Pessoal

O Itamaraty publicou um alerta para o aumento de tráfico de pessoas para o Sudeste Asiático, especialmente para brasileiros que acabam em situação de trabalho semelhante à de escravo.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os brasileiros são atraídos com proposta de trabalho de emprego em call centers e cassinos mas, ao chegarem lá, são forçados a aplicar fraudes cibernéticas e aliciar outras vítimas.

As supostas oportunidades são apresentadas também como se fossem de empresas promissoras de tecnologia, com salários competitivos e passagens aéreas e hospedagem incluídas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou um guia para repatriação de brasileiros em risco no Camboja, Mianmar, Laos e Tailândia.

Quem está nessa situação pode procurar ajuda nas embaixadas de Yangon, em Mianmar, e Bangkok, na Tailândia, que também atende brasileiros em Camboja e Laos.

A recomendação do governo para quem quer trabalhar no exterior é ter cautela ao avaliar propostas, especialmente aquelas muito vantajosas.